Banca de DEFESA: GUSTAVO REIS SAMPAIO

DISCENTE : GUSTAVO REIS SAMPAIO
DATA : 18/11/2021
LOCAL: Conferencia Web

CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS ENTRE OS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFBA

Substâncias Psicoativas; Estudantes Universitários; Perfil de Consumo

As substâncias psicoativas agem no sistema nervoso central produzindo alterações nas sensações, no grau de consciência ou no estado emocional, de forma intencional ou não. O consumo de substâncias psicoativas não é um fenômeno recente. Desde a pré-história essas substâncias estão presentes entre diferentes culturas. Três padrões de uso das drogas podem ser identificados: 1) uso ocasional ou controlado; 2) uso abusivo ou nocivo; 3) uso compulsivo ou dependência. Alguns estudos epidemiológicos foram realizados no Brasil com o intuito de verificar a prevalência de uso de drogas entre a população universitária. A maioria deles concorda que o uso de álcool e outras substâncias é maior entre universitários quando comparado à população geral e a estudantes do ensino médio. Em relação às consequências do consumo de substâncias psicoativas, entre estudantes universitários, encontra-se: acidentes automobilísticos, violência, comportamento sexual de risco, prejuízos acadêmicos, diminuição da percepção e estresse. Os universitários dos cursos de saúde merecem um destaque especial quando se trata do uso de psicotrópicos, pois estes serão responsáveis pela educação em saúde da população no futuro, terão a responsabilidade na identificação e encaminhamento de pacientes com problemas relacionados ao uso de psicotrópicos e ainda também pelo fato de servirem como modelo para os seus pacientes. Portanto, este trabalho objetiva descrever o perfil de consumo das substâncias pelos estudantes da Área II (Fisioterapia, Ciências Biológicas, Nutrição, Farmácia, Enfermagem, Biotecnologia, Saúde Coletiva, Zootecnia, Odontologia, Medicina Veterinária, Medicina, Ciências Naturais, Gastronomia e Fonoaudiologia) da UFBA, através da aplicação de um questionário online. A maior parte das perguntas foram retiradas do ASSIST (Teste de Triagem de Envolvimento com Álcool, Tabaco e Substâncias da OMS) e de outros trabalhos relacionados a esse tema. Os dados foram tratados por meio do programa estatístico SPSS. 514 universitários responderam ao questionário, das quais 502 foram avaliáveis de acordo com os critérios de inclusão. Entre os participantes, a média de idade foi de 25,2 anos com desvio padrão de 7,7 anos, 72,9% eram do sexo feminino e 27,1% do sexo masculino. Para o uso de medicamentos psicoativos com prescrição, 12,9% dos participantes revelaram o uso pelo menos em algum momento. Para o uso de substâncias psicoativas de forma recreativa, tanto para o uso na vida, quanto para o uso nos 3 últimos meses, a prevalência do álcool, maconha e tabaco foram as mais elevadas. De acordo com o questionário do ASSIST, o álcool foi a substância que apresentou a maior proporção de indivíduos com necessidade de um tratamento mais intensivo. Os principais motivos citados para a utilização das substâncias psicoativas foram diversão e controlar a ansiedade. O perfil de consumo variou em relação a literatura, onde a maconha apareceu como a segunda substância mais consumida. O presente trabalho conseguiu atingir os objetivos propostos e não só confirmou alguns dados observados em outros estudos realizados em universitários, como também trouxe novas informações sobre a extensão e perfil de consumo dessas substâncias.

Interno - 1881297 - DENIS DE MELO SOARES
Externo à Instituição - FABIO CARDOSO CRUZ