Banca de DEFESA: GABRIEL SILVA LIMA

DISCENTE : GABRIEL SILVA LIMA
DATA : 02/12/2020
LOCAL: online

FARMACOLOGIA DIGITAL: DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA O CAMPO DA FARMACOLOGIA

Tecnologia móvel. Psicologia. Teorias da aprendizagem. Aplicativo. Farmacologia.

A tecnologia móvel para a vida dos estudantes aumentou de importância. Dispositivos como smartphones, tablets e leitores de e-book conectam os usuários com o mundo instantaneamente, aumentando a acessibilidade à informação e possibilitando a interação entre eles. Avaliando essa realidade, o emprego de tecnologias móveis para ensinar e aprender cresceram na educação. Nesse contexto, muitas universidades ao redor do mundo começaram a utilizar os smartphones para favorecer o aprendizado e a disseminação de informações. Para sustentar o uso dos recursos tecnológicos para transmissão de conteúdo, a psicologia através das teorias da aprendizagem investiga desde o século passado as possíveis contribuições trazidas pelas máquinas ao processo de aprendizagem. Embasando-se nos sistemas gamificados e no behaviorismo radical de Skinner, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis, a intenção desse trabalho foi desenvolver, na plataforma Android, um aplicativo educacional para acesso a conteúdos da área da farmacologia. Duas versões foram desenvolvidas e publicadas no Google Play. As etapas necessárias para o desenvolvimento da primeira versão, com exceção da programação, foram executadas pelo idealizador do projeto. Já para o lançamento da segunda versão, ou atualização, todas as etapas foram executadas pelo idealizador. Foi necessário aprender a linguagem de programação de alto nível Java. A versão inicial traz um banco de dados com 205 perguntas e 969 imagens. Diante das sugestões dos professores avaliadores e usuários na página de comentários do aplicativo no Google Play, modificações foram realizadas. A versão atual traz um banco de dados com 310 perguntas e 810 imagens, além de aulas, inicialmente, em formato PDF. O aplicativo pode ser utilizado, sobretudo, como complemento às aulas tradicionais. As atividades presentes nele podem ser usadas para exercícios e acesso de materiais voltados a farmacologia. Por fim, esse trabalho pretende acompanhar os avanços tecnológicos que possam contribuir para outras inovações educacionais.

Interno - 1881297 - DENIS DE MELO SOARES
Externo ao Programa - 2998326 - LYNN ROSALINA GAMA ALVES