Banca de DEFESA: OTAVIO AUGUSTO CARVALHO DE OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE : OTAVIO AUGUSTO CARVALHO DE OLIVEIRA SANTOS
DATA : 26/11/2020
LOCAL: Online

Peptídeo natriurético tipo B (BNP, pro-BNP e NT-pro-BNP) como biomarcador de insuficiência cardíaca a ser incorporado na prática clínica do Sistema Único de Saúde – SUS/Brasil: avaliação de tecnologias em saúde.

Insuficiência Cardíaca; Biomarcadores; Peptídeo Natriurético do tipo B; BNP; avaliação de tecnologias em saúde para o SUS.

Introdução: A insuficiência cardíaca é a manifestação clínica final de diversas patologias cardíacas. O BNP é um neurohormônio secretado pelos ventrículos em resposta à expansão de volume e sobrecarga cardíaca, e tem sido considerado um marcador bioquímico importante para diagnóstico, avaliação e prognóstico de pacientes com insuficiência cardíaca congestiva. Objetivo: Mostrar a viabilidade da implementação da determinação do Peptídeo Natriurético tipo B (BNP, pro-BNP e NT-pro-BNP) na prática clínica do Sistema Único de Saúde – SUS/Brasil, dada a associação desses biomarcadores com a clínica de pacientes portadores de insuficiência cardíaca, e da viabilidade econômica agregada a esse procedimento de apoio diagnóstico. Metodologia: Estudo observacional, realizado em amostragem por conveniência, a partir da coleta de dados em prontuários e no sistema de informação laboratorial de pacientes portadores de insuficiência cardíaca congestiva, internados no Hospital da Bahia, assim como dados de pacientes oriundos do Hospital Ana Nery/UFBA, e Clínica Santa Helena/Camaçari, Bahia. Resultados: Dos 55 pacientes avaliados, 89% (n=49) apresentaram valores elevados de BNP, sendo que destes, 71,4% (n=35) tinham insuficiência cardíaca. O restante (28,6%), apesar de não ter insuficiência cardíaca, apresentaram BNP acima dos valores de corte convencionais, em função de doença estrutural cardíaca, além de outras comorbidades associadas que também elevam o BNP, dentre elas insuficiência renal, respiratória e sepse. Em relação aos custos para a implementação, cotações no mercado nacional, os valores para a determinação do BNP (teste único) variaram entre 48,50 e 177,00 reais. A depender da metodologia e quantitativo de aquisição, se o conjunto diagnóstico para determinação do BNP for adequadamente adquirido, conforme valores previstos, pode-se alcançar excelente relação custo-benefício, ou seja, valores de compra entre 13,64 e 27,00 reais para cada determinação. Conclusão: Portanto, com base em todas as informações disponíveis atualmente, a implementação da determinação dos biomarcadores BNP/NT-proBNP no âmbito do SUS é economicamente viável e vai agilizar o diagnóstico, o prognóstico e melhorar o acompanhamento e a conduta clínica dos pacientes, até então implementada, para a insuficiência cardíaca.

Presidente - 1490663 - RICARDO DAVID COUTO
Interno - 2055299 - ANA LEONOR PARDO CAMPOS GODOY