Banca de DEFESA: LUCIANA SANTA BARBARA BITTENCOURT

DISCENTE : LUCIANA SANTA BARBARA BITTENCOURT
DATA : 23/08/2019
LOCAL: Faculdade de Farmácia sala 07

FUNGEMIA EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE: LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO E DIAGNÓSTICO DE CANDIDEMIA POR PCR EM TEMPO REAL.

PCR em tempo real; fungemia; epidemiologia

As infecções fúngicas invasivas vêm se mostrando cada vez mais frequentes nas últimas décadas, tornando-se uma das principais causas de morbimortalidade em pacientes imunocomprometidos. Diferenças geográficas na distribuição de espécies e padrões de suscetibilidade in vitro a agentes antifúngicos reafirmam a importância da realização de estudos de vigilância epidemiológica de fungemia. O tratamento de infecções fúngicas invasivas tem sido dificultado pela incapacidade de diagnosticar a infecção numa fase precoce da doença. Com o surgimento da necessidade de estratégias mais rápidas no processo de detecção e identificação desses patógenos, a tecnologia da Reação da polimerase em cadeia em tempo real, tem melhorado a viabilidade dos resultados. Portanto, o objetivo deste trabalho foi fazer um levantamento epidemiológico dos pacientes com fungemia no Hospital Universitário Professor Edgard Santos, Salvador, Bahia, no período de janeiro de 2018 a janeiro de 2019, diagnosticando candidemia através de ensaios de PCR em tempo real. Foram processadas um total de 6204 hemoculturas com 9,5% de positividade; dessas,  91,5% positiva para bactérias e 8,5% para fungos, ficando as leveduras em quarto lugar entre os isolados mais prevalentes. 24 indivíduos apresentaram 25 isolados em hemocultura positiva para fungos, sendo 72% de leveduras do gênero Candida, 20% Cryptococcus, 4% Histoplasma capsulatum e 4% sem identificação. A maioria dos pacientes foi do sexo masculino 58,3% (14/24), apresentando média de idade de 39,8 anos e mediana de 56,5 anos. Foi possível constatar que a maior prevalência foi de pacientes que apresentaram doenças HIV positivos e doença gastrointestinal, ambos com percentual de 33,3%, seguido de insuficiência renal com 29,2%, neoplasia com 25% e hipertensão arterial sistêmica com 20,8%. Os ensaios da PCR em tempo real demonstram que a sonda de hibridização “molecular beacons” da região intergênica foi específica para fungos, detectando hemoculturas positivas para C. glabrata, C. albicans, C. krusei, C. tropicalis e C. parapsilosis, mas ainda se faz necessário a execução novos estudos para aumentar a especificidade da sonda, eliminando a detecção dos gêneros Aspergillus e Saccharomyces. A detecção de Candida pelo ensaio de PCR em tempo real foi possível em amostras de hemoculturas e não em amostras de sangue.

Presidente - 287717 - TANIA FRAGA BARROS
Interno - 1881297 - DENIS DE MELO SOARES