Banca de DEFESA: VICTOR OTERO MARTINEZ

DISCENTE : VICTOR OTERO MARTINEZ
DATA : 30/08/2019
LOCAL: Sala 07 Faculdade de Farmácia

INFECÇÃO POR Toxoplasma gondii EM ESCOLARES DE UMA COMUNIDADE DE TRADIÇÕES QUILOMBOLAS: DETERMINANTES SOCIOAMBIENTAIS E EFEITOS NO COMPORTAMENTO

Toxoplasmose; Infecção; Crianças; Chumbo; Comportamento.

A infecção pelo parasito Toxoplasma gondii (T. gondii) apresenta elevada prevalência na população brasileira. Apesar de ser considerada uma infecção autolimitada em indivíduos hígidos imunologicamente, estudos recentes sugerem que este patógeno possa modificar o comportamento humano. O objetivo deste trabalho foi avaliar a soroprevalência da infecção por T. gondii, seus determinantes socioambientais e os possíveis efeitos no comportamento de crianças em idade escolar do município de Aratuípe, Bahia. Foram coletadas informações de 142 crianças (6 a 14 anos) de ambos os sexos, matriculadas em escolas municipais de Aratuípe, Bahia, Brasil. As determinações laboratoriais foram realizadas por ELISA (Enzyme-linked Immunosbsorbent Assay). Os fatores de risco foram analisados através da aplicação de questionário semiestruturado e a avaliação do comportamento infantil foi feita a partir do Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência (Child Behavior Check List – CBCL) aplicado aos pais ou responsáveis. Por ser uma região de reconhecida produção de utensílios cerâmicos, já foi evidenciada intensa utilização de óxido de chumbo na vitrificação das peças, portanto dados dos níveis sanguíneos de Pb (plumbemia) nas crianças foram usados como covariável, uma vez que este metal pesado é reconhecidamente associado com déficit de atenção e hiperatividade. Modelos multivariados aplicando regressão logística foram utilizados para definição dos determinantes significativamente associados com infecção crônica por T. gondii, assim como para testar a sua associação com desfechos comportamentais nas crianças. A soroprevalência para anticorpos IgG anti-T. gondii foi de 43,7 % (IC95%, 35,8% – 51,9%), as crianças positivas para anticorpos específicos para o T. gondii apresentaram uma chance 2,34 vezes (IC95%, 1,13 – 5,25) maior de já terem sido hospitalizadas devido à infecções. As crianças com a infecção crônica por T. gondii apresentaram uma menor chance de relatar contato com a terra, a frequência dos outros fatores de risco pesquisados não apresentou diferenças significativas entre os indivíduos soropositivos e soronegativos. Quanto ao comportamento infantil, 21,8% das crianças apresentaram problemas com classificação clínica. Foi observada associação entre a infecção crônica por T. gondii com problemas comportamentais totais (OR = 2,50; IC95% 1,06 – 5,88), problemas do espectro internalizante (OR = 4,35; IC95% 1,11 – 17,14) e desobediência às regras (OR = 2,61; IC95% 1,12 – 6,05). Embora não tenha sido observado associação entre níveis elevados de plumblemia e efeitos no comportamento, foi detectada uma possível interação entre a prevalência de toxoplasmose e a exposição ao chumbo. As crianças com PbS acima da mediana e IgG anti-T. gondii positivo apresentavam um aumento de 5,51 vezes (OR = 3,47, IC95% 1,75 – 17,38) na chance de ter comportamento desobediente. Os resultados sugerem que nas crianças do município há uma elevada prevalência de toxoplasmose crônica, e que a infecção pelo parasito pode estar contribuindo para as elevadas taxas de alterações comportamentais. Além disto, esses achados são as primeiras evidências de associação entre infecção crônica por T. gondii e níveis elevados de plumbemia com efeitos neurocomportamentais em crianças.

Presidente - 2181841 - JOSE ANTONIO MENEZES FILHO
Interno - 2584365 - LUCIANA SANTOS CARDOSO