Banca de DEFESA: FÁBIO MOTA SILVA

DISCENTE : FÁBIO MOTA SILVA
DATA : 15/02/2019
LOCAL: Faculdade de Farmácia UFBA

PCR EM TEMPO REAL COM SONDA DE HIBRIDIZAÇÃO  “MOLECULAR BEACONS” PARA DETECÇÃO DE CANDIDA SPP. EM HEMOCULTURA

Candidemia; PCR em tempo real; sonda de hidrólise; sonda de hibridização; Molecular Beacons; TaqMan.

Candidemia, infecção de corrente sanguínea causada por leveduras do gênero Candida, vem se tornando um problema crescente nos hospitais de cuidados terciários, no qual pacientes acometidos com a doença apresentam elevadas taxas de morbimortalidade por, dentre os motivos, dificuldade de diagnóstico precoce da doença. Com isso, visando novas metodologias de detecção de candidemia, o objetivo do nosso estudo foi Padronizar técnica de PCR em tempo real com sonda de hibridização “Molecular Beacons” para detecção de Candida spp. em hemocultura. Para tal, foi escolhida uma sequência alvo da região ITS do rDNA (ITS1-5.8S-ITS2) e a partir disso foi desenvolvida uma sonda de hibridização  “Molecular Beacons” para realização dos ensaios de PCR em tempo real. Após desenvolvimento da sonda desenvolvida, a PCR em tempo real s foi padronizadas com DNAs de cepas padrão e testadas com DNAs extraídos de hemoculturas provenientes de pacientes de um hospital público e de um hospital privado localizados em Salvador, Bahia. A sonda de hibridização “Molecular Beacons” desenvolvida detectou a presença de leveduras do gênero Candida, incluindo as espécies C. albicans, C. glabrata, C. parapsilosis, C. tropicalis em hemoculturas positivas de pacientes com candidemia, além deleveduras do gênero Saccharomyces. A sonda não detectou a presença de leveduras do gênero Cryptococcus e do gênero Kodamaea em hemocultura positiva de paciente com infecção por essas leveduras, não detectou a presença de bactérias em hemoculturas positivas de pacientes com bacteremia, nem promoveu reação positiva em hemoculturas de pacientes sem infecção invasiva. Em comparação com a sonda de hidrólise desenvolvida por Amaral (2017), a sonda de hibridização “Molecular Beacons” desenvolvida com a mesma sequencia de nucleotídeos pode demonstrar maior especificidade. Por tanto, a sonda de hibridização “Molecular Beacons” desenvolvida pode ser utilizada no ensaio de PCR em tempo real para detecção rápida de Candida spp. diretamente de hemoculturas no diagnóstico de candidemia.

Presidente - 287717 - TANIA FRAGA BARROS
Interno - 1187203 - JOICE NEVES REIS PEDREIRA