Banca de DEFESA: ELDER TRINDADE DAMASCENO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ELDER TRINDADE DAMASCENO
DATA : 23/11/2022
HORA: 13:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA LIPOPROTEÍNA DE ALTA DENSIDADE EM PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM TERAPIA SUBSTITUTIVA: ANTES E APÓS O TRANSPLANTE RENAL


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: doença renal crônica, uremia, doenças cardiovasculares, transplante, dislipidemia, lipoproteína de alta densidade.


PÁGINAS: 51
RESUMO:

A doença renal crônica (DRC) é um importante problema de saúde pública mundial, tendo as doenças cardiovasculares (DCV) precoces como a principal causa de morte. Os distúrbios no metabolismo das lipoproteínas estão associados ao aumento das DCV, o que torna importante investir em estudos sobre estrutura e funcionalidade das lipoproteínas, principalmente da lipoproteína de alta densidade (HDL), por atuar no transporte reverso do colesterol e ter propriedades cardioprotetoras, antioxidante e anti-inflamatórias, aspectos importantíssimos em pacientes com DRC. O objetivo deste estudo foi avaliar modificações estruturais na HDL de pacientes com DRC em terapia renal substitutiva (TRS), hemodiálise, antes e após o transplante renal.  Foram incluídos neste estudo 50 pacientes com DRC em hemodiálise antes e 4 meses após o transplante renal. As análises bioquímicas foram realizadas por reflectância, o tamanho de partícula da HDL e a polidispersidade pelo método de espalhamento da luz (laser light scattering) e as Apo-AI e Apo-B por turbidimetria. Foi encontrado aumento significativo entre as concentrações de colesterol total, colesterol não HDL e LDL-c após o transplante. Para a Apo-B e a relação Apo-B/Apo-A-I observamos aumento significativo após o transplante apenas em homens. A proteína C reativa foi significativamente menor após o transplante. Não foram encontradas diferenças significativas no tamanho de partícula da HDL antes e após e o transplante renal. No entanto, quando analisado a polidispersidade das partículas da HDL, a dispersão foi menor após o transplante. Os achados deste estudo mostraram diferenças significativas no metabolismo lipídico antes e pós-transplante renal. Para avaliar apropriadamente os achados e sua possível influência como condição que eleva o risco cardiovascular será necessário desenvolver estudos mais aprofundados sobre a estrutura e funcionalidade da HDL, considerando principalmente tipo de desenho de estudo que seja apropriado ao que se pretende avaliar.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1490663 - RICARDO DAVID COUTO
Interna - 2466232 - CYNARA GOMES BARBOSA
Externo à Instituição - JOSE PEREIRA DE MOURA NETO - UFAM
Notícia cadastrada em: 15/12/2022 16:37
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA