E-MARKETPLACE COLABORATIVO PARA SUPORTE A COMERCIALIZAÇÃO DE CAFÉ ESPECIAL
Café especial, e-marketplace, redes de colaboração, sistema de reputação.
Essa pesquisa propõe um e-marketplace colaborativo para comercialização de café especial em grão cru beneficiado produzidos no município de Barra do Choça/BA. A proposta apresentada representa uma aproximação entre os conceitos de e-marketplace e rede de colaboração, estando estes integrados através do sistema de reputação. Para tal, levantou os principais critérios de diferenciação do café como “especial” e os fatores que possibilitam alcançar tal diferenciação. Buscou-se, também, verificar o conhecimento dos cafeicultores acerca de tais critérios e fatores; as dificuldades destes no mercado de café e o interesse e disponibilidade para o uso de um e-marketplace para atualização, compartilhamento de experiências e comercialização do seu produto. Em termos teóricos, a pesquisa colabora para o aprofundamento do entendimento das temáticas utilizadas, a saber: E-marketplace, Web 2.0, Rede de Colaboração e Sistema de Reputação.