CRIATURA: TURISMO CRIATIVO COMO ABORDAGEM DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO SOCIAL
Turismo criativo. Desenvolvimento territorial. Arranjos produtivos locais. Produtos turísticos criativos.
Esta pesquisa propõe um estudo sobre o turismo criativo, que envolve o levantamento de boas práticas a partir das experiências dos projetos Loulé Criativo, Projeto TASA e Tertúlia Algarvia e a avaliação do potencial de uso dessa abordagem como parâmetro para o desenvolvimento de novos produtos turísticos para a cidade de Salvador. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa, através de estudo de caso holístico, executado nas cidades de Loulé e Faro – Portugal, local onde a prática da atividade turística criativa tornou-se referência, em particular no segmento gastronômico. Criou-se uma tecnologia de gestão social por meio da confecção de um jogo e um conjunto de oficinas, que tem como objetivo informar, disseminar e familiarizar atores do trade turístico local sobre o turismo criativo e, em seguida, mostrar como a prática dessa atividade pode ser uma alternativa impactante e um instrumento de transformação e desenvolvimento do destino, construindo novas experiências turísticas criativas em um contexto pós-pandemia. A aplicação inicial da tecnologia será na cidade de Salvador, para, depois de testada e aprovada, ser replicada em outras cidades turísticas, onde o turismo cultural já se encontra massificado.