Banca de DEFESA: LUCENIR GUIMARÃES GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCENIR GUIMARÃES GOMES
DATA : 12/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/rodrigo-muller
TÍTULO:

USO DO PENSAMENTO VISUAL POR GESTORES E EMPREENDEDORES SOCIAIS A PARTIR DA PERSPECTIVA DA FACILITAÇÃO VISUAL: FORTALECENDO FORMAS DE PENSAR, SE COMUNICAR E COLABORAR NOS PROJETOS SOCIAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Visual de Projetos; Comunicação Visual; Visualização da Informação e do Conhecimento; Facilitação Visual; Pensamento Visual em Projetos Sociais.


PÁGINAS: 111
RESUMO:

Altos volumes de informação, comunicação clara e assertiva e uma gestão participativa e integrada perpassam o universo das organizações. No caso de projetos e empreendimento sociais, essa necessidade pode ser ainda maior, uma vez que características do setor podem demandar formas de comunicação mais específicas para que as mensagens sejam claras para todos os públicos envolvidos. Nesse contexto, o pensamento e a facilitação visual podem contribuir para processos de gestão e comunicação dentro de projetos e empreendimento sociais. A partir dessa visão, essa dissertação se propôs a estudar da gestão de projetos e empreendimento sociais, considerando a aplicação e uso estratégico de ferramentas de pensamento visual. O objetivo principal é sistematizar uma metodologia de facilitação visual para gestores de projetos e empreendimento sociais, visando contribuir de forma positiva com o trabalho das equipes, fortalecer a implementação dos projetos e simplificar a comunicação e o compartilhamento de informação e do conhecimento com os diversos atores envolvidos. A pesquisa parte do entendimento de que vivemos um contexto de excesso de informações, que compromete de forma intensa os processos comunicacionais. As representações visuais têm se mostrado como uma alternativa promissora para melhorar a interação, promover clareza e facilitar a retenção da informação e do conhecimento. O estudo procura explorar o papel da facilitação visual na gestão de projetos e empreendimento sociais, e os possíveis resultados de maior colaboração e engajamento entre os envolvidos na prática. A metodologia utilizada teve caráter exploratório, abordagem qualitativa, com técnicas de pesquisa participante por meio de observação e interações em duas fases: a primeira envolve uma revisão bibliográfica abrangente, enquanto a segunda se concentra na observação participante das atividades práticas aplicadas. Essas atividades práticas incluem experimentações em duas iniciativas: a) a disciplina ADMK24 – Apoio e fomento ao ecossistema de negócios de impacto socioambiental na cidade de Salvador e b) a facilitação visual conduzida para três organizações sociais. Concluise que o uso estratégico de componentes visuais enriquece a comunicação em todas as fases do planejamento e gestão de projetos sociais, oferecendo linguagem direta, interação e capacidade de sintetizar informações complexas. Ao final da investigação, foram obtidos insights e elaboradas orientações práticas para gestores e empreendedores de projetos sociais, de forma que foi construída como Tecnologia de Gestão Social um documento de diretrizes para utilização e aplicação do pensamento visual em projetos sociais. Recomenda-se a continuidade da pesquisa para explorar vantagens de combinar facilitação e pensamento visual, considerando também possíveis fragilidades. O entendimento crítico dos limites e desafios dessas práticas será essencial para aprimorar sua eficácia contínua na gestão de projetos e empreendimento sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3140643 - RODRIGO MULLER
Interna - 1811457 - CLAUDIANI WAIANDT
Externa à Instituição - KATIANNY GOMES SANTANA ESTIVAL - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 04/12/2023 10:36
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA