Banca de DEFESA: WALTER JORGE DRUMMOND ANDRADE

DISCENTE : WALTER JORGE DRUMMOND ANDRADE
DATA : 29/05/2024
LOCAL: Escola de Administração da UFBA

Contribuições das Práticas e Saberes em Gestão Democrática Desenvolvidas por Organizações da Sociedade Civil da Península de Itapagipe-BA: Coconstruindo Tecnologias para Autoavaliar Capacidade de Gestão Pública e Social de OSCs.

Gestão social, organizações da sociedade civil, desenvolvimento territorial, administração política, políticas públicas

O projeto de pesquisa apresentado na qualificação sofreu modificações significativas e relevantes a partir da experiência da primeira turma da ACCS ADMK28 iniciada em 2023.1 O contato com a realidade das OSC’s do território da Península de Itapagipe, feito de modo mais próximo no bojo desta atividade de extensão possibilitou uma melhor compreensão das práticas e saberes sociais produzidos pela sociedade civil com ênfase no papel relevante assumido pelas cinco organizações selecionadas para o desenvolvimento desse projeto de pesquisa. O primeiro tema do projeto qualificado no mestrado era AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DE GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL: Co-Construindo Tecnologia em Gestão de Políticas Públicas com ênfase no MROSC. A partir do aprofundamento dos estudos teóricos e de uma maior aproximação com as OSCs realizadas no semestre letivo anterior 2023.2, o tema do estudo foi preservado, mas o foco da pesquisa foi ampliado para refletir a relevância que a sociedade civil tem assumido, desde o processo de redemocratização do Brasil, iniciado nos anos de 1980. Nesse sentido, decidiu-se dar maior ênfase ao papel que estas organizações têm dado para o fortalecimento de uma gestão democrática. Tem como objetivo Co-construir uma metodologia de avaliação da capacidade de gestão de políticas públicas, considerando as mudanças advindas da aprovação do Novo Marco Regulatório das OSCs (MROSC), a partir de 2014, mas privilegiando os contributos que remontam os movimentos sociais atuais e tradicionais que tem marcado as relações sociais brasileiras. Desse modo, ao ampliar o escopo da pesquisa também for necessário redefinir as TGSs que serão apresentadas à comunidade científica e à sociedade como resultado do esforço acadêmico que esse pesquisador está empenhado em coproduzir com os atores sociais e que contará com o apoio fundamental do grupo de pesquisa em Administração Política da UFBA.

Presidente - 1678057 - ELIZABETH MATOS RIBEIRO
Interno - 3498627 - EDGILSON TAVARES DE ARAUJO