MUSEU DO SORVETE: a memória adoçando um território
Planejamento estratégico. Canvas. Strategic Canvas. Análise SWOT. Museu do Sorvete.
O Planejamento Estratégico se tornou uma prática bastante difundida dentro das organizações. Em mercados cada vez mais competitivos e dinâmicos, a modelagem estratégica é essencial para jornadas mais direcionadas e com objetivos claros. É nesse sentido que o Strategic Canvas (SCANVAS) fornece um modo diferente de elaborar os planos estratégicos. Neste contexto, esta dissertação enfoca a aplicação do Strategic Canvas como uma abordagem eficaz e promissora para o desenvolvimento do planejamento estratégico, especialmente em ambientes empresariais dinâmicos e competitivos. Com o objetivo de analisar a eficácia dessa abordagem, este trabalho realizou um estudo de caso do Museu do Sorvete. Os objetivos do estudo eram caracterizar o Museu do Sorvete, mapear sua identidade organizacional, identificar e analisar suas forças, oportunidades, problemas e ameaças, analisar as estratégias adotadas e preparar o Strategic Canvas para a organização. Os resultados revelaram que a abordagem do SCANVAS proporcionou uma visualização clara e abrangente dos componentes estratégicos do Museu do Sorvete. A análise da identidade organizacional e dos fatores internos e externos contribuiu para uma compreensão profunda da organização e de seu ambiente. A colaboração na criação do Strategic Canvas permitiu a participação ativa de várias partes interessadas, enriquecendo a formulação estratégica. No entanto, algumas limitações foram identificadas, como a centralização das informações no proprietário e a falta de envolvimento de funcionários de níveis operacionais. Apesar disso, o estudo conclui que o uso do SCANVAS é uma abordagem valiosa para o planejamento estratégico, destacando seus aspectos positivos de visualização, comunicação e colaboração. Em última análise, a pesquisa ressalta a importância do Strategic Canvas na busca por estratégias coesas e orientadas ao sucesso organizacional.