Banca de DEFESA: CECÍLIA FONSECA E MIRANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CECÍLIA FONSECA E MIRANDA
DATA : 11/10/2023
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma Zoom
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE DA GESTÃO MUNICIPAL COMO INDUTORA DE DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES PÚBLICOS


PALAVRAS-CHAVES:

Administração Política, Gestão Social, Gestão do Desenvolvimento, Gestores público muni-cipais, Avaliação de competências, Formação continuada da gestão pública.


PÁGINAS: 170
RESUMO:

Este estudo direcionou seu olhar para a avaliação da capacidade de gestão dos municípios como indutores do desenvolvimento, com base na percepção dos gestores de mu-nicípios baianos selecionados. Embasando-se nos fundamentos da Administração Política proposta por pesquisadores da UFBA, do campo em construção de Gestão Social e das expe-riências relacionadas à Capacidade do Estado da Escola de Governo de Harvard, a pesquisa buscou discernir como tais gestores visualizam diferentes aspectos da gestão do desenvolvi-mento. Um dos objetivos centrais era compreender como descobrir e avaliar as competências necessárias aos gestores públicos para a indução do desenvolvimento. Ao longo do estudo foram desenhadas as bases teóricas para a construção de um quadro analítico que resultou na proposta das competências a serem avaliadas e no instrumento que gerou a Tecnologia de Gestão Social proposta. Avaliou-se uma gama de elementos, desde a formação acadêmica até políticas sociais e governança transparente. A compreensão teórica pelos gestores se mostrou expressiva, porém, evidenciou-se que esse entendimento não garante a capacidade de efetiva aplicação no desenvolvimento. Para que fosse possível avaliar essa tecnologia, a mesma foi aplicada num grupo de gestores públicos municipais baianos. Para realizar a análise foram aplicadas técnicas estatísticas de validação do questionário para garantir a confiabilidade e as melhores possibilidades de arranjos das perguntas. Contudo, o estudo revelou limitações, tais como a necessidade de uma validação mais abrangente dos resultados e a complexidade de avaliar a prática da gestão a partir da perspectiva da autoavaliação. A expectativa é que este trabalho auxilie no aprimoramento da capacidade de gestão do desenvolvimento nos municípios, proporcionando mais valor para as comunidades locais e para a sociedade em geral.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - VINÍCIUS NOBRE LAGES
Externa à Instituição - CHRISTIANA SOARES DE FREITAS - UnB
Presidente - 1678057 - ELIZABETH MATOS RIBEIRO
Interno - 1745263 - ERNANI COELHO NETO
Interno - 394300 - GUILHERME MARBACK NETO
Notícia cadastrada em: 06/10/2023 09:23
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA