Banca de DEFESA: CARLOS BASTOS STUCKI

DISCENTE : CARLOS BASTOS STUCKI
DATA : 13/06/2023
LOCAL: Plataforma Zoom

UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS ÁGEIS NA GESTÃO DE PROJETOS EM ORGANIZAÇÕES SOCIAIS: O CASO AÇÃO SOCIAL ARQUIDIOCESANA (ASA) – SALVADOR/BAHIA/BRASIL

Metodologias ágeis; projetos; gestão ágil; Organizações da Sociedade Civil; Matriz de Escolha.

Esta dissertação focou na implementação de metodologias ágeis para aprimorar a gestão de projetos em Organizações da Sociedade Civil (OSCs), utilizando como campo a Associação Arquidiocesana de Salvador (ASA) mas também foram pesquisadas outras OSCs vinculadas à igrejas. O trabalho foi fundamentado em teorias de gestão ágil de projetos, com o objetivo principal de desenvolver uma Matriz de Escolha que auxilie OSCs a selecionar as práticas ágeis mais adequadas ao seu contexto, considerando a cultura e a estrutura organizacional, além dos desafios particulares da gestão de projetos nesses ambientes. Ao longo deste estudo, foram observadas a gestão e a estrutura organizacional. Investigou-se os métodos ágeis frequentemente utilizados, com foco particular nas práticas essenciais e características intrínsecas à gestão de projetos com essas metodologias em OSCs. Foi avaliada sua aplicabilidade e relevância em tais contextos, oferecendo uma perspectiva ampla sobre o tema. Como metodologia de pesquisa foi escolhida à Design Science Research (DSR) que possibilita identificar um problema, propor uma solução através da criação de um artefato, no caso desta pesquisa um modelo de Matriz de Escolha, além se verificar se o artefato resolve o problema, equilibrando o rigor científico com a aplicação prática da pesquisa. A proposta de Matriz de Escolha oferece uma ferramenta para OSCs interessadas em melhorar sua gestão de projeto, com um menor custo de implementação e potencializa o valor entregue. Os resultados demonstraram a aplicabilidade e relevância dos métodos ágeis no contexto das OSCs. A contribuição significativa desta dissertação reside na elaboração de uma Matriz de Escolha baseada em práticas ágeis, adaptável às especificidades das OSCs. Além disso, este trabalho expande o conhecimento sobre a aplicação de metodologias ágeis na gestão de projetos em OSCs, fornecendo insights valiosos para futuras pesquisas e práticas no campo. A pesquisa, contudo, revelou limitações, incluindo a necessidade de uma validação mais extensa da Matriz de Escolha e desafios associados à implementação em organizações com baixa maturidade na gestão de projetos. A expectativa é que a Matriz de Escolha, aliada às descobertas deste estudo, auxilie as OSCs a otimizar a gestão de seus projetos, entregando mais valor aos envolvidos e à sociedade em geral.

Externo à Instituição - EDNILSON APARECIDO GUIOTI
Externa à Instituição - ANA MARIA DE BRITTO PIRES