Banca de DEFESA: MAGNO CALAZANS TRINDADE

DISCENTE : MAGNO CALAZANS TRINDADE
DATA : 20/04/2023
LOCAL: Escola de Administração

Proposição de um E- Marketplace para Micro e Pequenos Empreendedores da Península de Itapagipe

comércio eletrônico; empreendedorismo digital; marketing digital; mercado digital; pesquisa-ação.

O distanciamento social em tempos de pandemia do Covid-19 acelerou o processo de transformação digital transversal dos negócios e estimulou de forma crescente a reprodução das relações sociais e comerciais no ciberespaço. O presente trabalho apresenta uma pesquisa-ação desenvolvida no âmbito do curso de Mestrado Interdisciplinar e Profissional em Desenvolvimento e Gestão Social, e promovida pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (CIAGS/PDGS/EAUFBA). A pesquisa começou no dia 07 de abril de 2021, quando o profissional-consultor analisou, por meio de um diagnóstico, a efetividade de espaços virtuais na promoção de negócios na Península de Itapagipe. Constatou-se que empreendedores de empresas de micro e pequeno porte do segmento de comércio e serviços da região não contavam com nenhum tipo de apoio ou suporte para promover os seus negócios, em se tratando de modalidades de comércio eletrônico e marketing digital. Assim, cogitou-se a possibilidade de fomentar o empreendedorismo digital entre esses perfis de empreendedores e empresários. Surgiu deste modo, como objetivo principal desse trabalho, a oportunidade de estruturar um e-marketplace, no sentido de dispor aos empreendedores e empresários locais um ambiente virtual de negócios, estruturado e unificado, para que pudessem promover, negociar, comercializar e distribuir seus produtos e serviços de forma ágil, inovadora e que gerasse muito mais valor para o cliente final, em se tratando de encontrabilidade e visibilidade dos seus negócios, navegabilidade, comunicabilidade e, principalmente, amigabilidade da plataforma de comercialização eletrônica.

Interno - 394300 - GUILHERME MARBACK NETO
Externo à Instituição - JORGE EMANUEL REIS CAJAZEIRA - UEFS