Banca de DEFESA: JOSUÉ CASTRO DE JESUS

DISCENTE : JOSUÉ CASTRO DE JESUS
DATA : 08/09/2022
LOCAL: Escola de Administração

DIAGNÓSTICO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PNAE NO INSTITUTO FEDERAL BAIANO- CAMPUS VALENÇA

PNAE; Agricultura familiar; Políticas públicas; IF Baiano; Desenvolvimento regional.

Nos últimos anos, especialmente a partir da década de 1990, estudos e pesquisas nacionais e internacionais têm propiciado várias produções bibliográficas sobre agricultura no Brasil, haja visto que a agricultura brasileira é uma das maiores do mundo e representa grande fonte de produção de alimentos para além do Brasil, vários outros países do mundo. Com isso, existem também um conjunto de ações governamentais e não governamentais implementadas em favor do incentivo à produção, como é o caso das políticas públicas, inovações e novas técnicas desenvolvidos pelas universidades e pelos institutos de pesquisa. Compreendendo esse cenário, o presente trabalho objetiva investigar o processo de implementação das compras da Agricultura Familiar para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Valença. Para tanto, a pesquisa busca responder a algumas perguntas:  como se deu a implementação do PNAE para Agricultura Familiar no IF Baiano? Quais fragilidades e dificuldades encontradas na execução da política?  Quais propostas podem mitigar as fragilidades e quais pontos podem ser modificados para otimizar a operacionalização do Programa? Essas são questões que norteiam este estudo em sua investida sobre a problemática da gestão do PNAE no IF Baiano.  Como metodologia, é empregada a abordagem qualitativa com estudo de caso, que permite uma compreensão dos processos e das práticas com uma intervenção planejada, considerando uma dada realidade. Como estratégia de investigação, o estudo de caso é aplicado, porque favorece uma visão holística sobre o contexto estudado, com destaque à investigação empírica de fenômenos contemporâneos. São utilizadas também a pesquisa bibliográfica e documental como técnicas para entender o tema de pesquisa e suas implicações teóricas já desdobradas na fortuna crítica sobre Agricultura Familiar no Brasil. Diante da pesquisa bibliográfica e documental e do estudo de caso, foram  investigadas três hipóteses, sendo  assim esclarecidas por este estudo: (i) sobre a capacitação dos gestores públicos e dos nutricionistas, compreendeu-se que há a necessidade de maior formação e informação para que esses profissionais (re)conheçam a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento regional; (ii) sobre o direcionamento institucional em relação às compras da AF para o PNAE, percebeu-se que há uma tendência às compras convencionais que no caso são os pregões; (iii) sobre a organização por parte dos produtores, foi apreendido que não há uma rede consolidada de agricultura familiar que sustente um fluxo contínuo e constante na oferta de produtos na região. Por conseguinte, este trabalho sugere uma melhor organização das políticas públicas na região de Valença que possa promover as compras da Agricultura Familiar para o PNAE e a criação e a manutenção de uma rede ativa de agricultura familiar na região por meio da intercooperação entre a gestão pública, associações e cooperativas.

Presidente - ***.913.373-** - FRANCISCO RANIERE MOREIRA DA SILVA - UFBA
Interna - 1811457 - CLAUDIANI WAIANDT