DMMDC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GILBERTO PEREIRA FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GILBERTO PEREIRA FERNANDES
DATA : 06/07/2022
HORA: 14:00
LOCAL: remoto/YouTube
TÍTULO:

ABEMA - APRENDIZAGEM BASEADA EM ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS ATIVAS


PALAVRAS-CHAVES:

ABEMA. Aprendizagem. Ensino. Metodologia Ativa. Prática Educativa.


PÁGINAS: 166
RESUMO:

A presente tese apresenta os elementos norteadores de uma pesquisa de campo com educadores da Educação Básica atuantes no ensino médio de uma escola estadual situada na cidade de Eunápolis, Bahia, Brasil. O objetivo geral deste estudo foi desenvolver uma metodologia ativa de aprendizagem em contexto multidisciplinar a partir da aplicação de um plano de ação estratégico (PAE). Para execução deste plano criamos uma sala de aula virtual no google sala de aula onde postamos materiais informativos e os instrumentos de pesquisa. Durante esse processo de pesquisa ficou evidente a necessidade de alinhamento da prática educativa às práticas sociais de aprendizagem on-line através de práticas pedagógicas autorais. Uma nova metodologia centrada na aprendizagem ativa em um ambiente personalizado, com grau máximo de imersão digital, conectividade, interatividade e colaboração auxiliará no rompimento com as práticas pedagógicas repetitivas e não autorais. Tal hipótese contempla três vertentes fundamentais: o desenvolvimento de uma metodologia ativa de aprendizagem, sua aplicação em contextos multidisciplinares e uso das tecnologias digitais na elaboração de estratégias metodológicas ativas de ensino e aprendizagem. Partindo da experiência de pesquisa vivenciada no Mestrado em Educação de Jovens e Adultos (EJA), cujo tema da dissertação foi: “Design Didático na Web: autoria colaborativa do professor em contexto da EJA” optamos por realizar uma pesquisa-ação tendo como estratégia central a aplicação de um plano ação didático e pedagógico com planejamento, execução e avaliação, permanentes. O plano de ação é estruturante da metodologia que intitulamos de Aprendizagem Baseada em Estratégias Metodológicas Ativas (ABEMA). O ponto chave da ABEMA é o desenvolvimento e a aplicação de Estratégias Metodológicas Ativas (EMA) de ensino e aprendizagem. Disponibilizamos um roteiro com o passo a passo para a aplicação da ABEMA em (https://sites.google.com/view/gil2/abema). Neste ambiente encontramos materiais informativos e hiperlinks que dão acesso a uma variada gama de recursos digitais e às novas estratégias metodológicas ativas que serão elaboradas de agora em diante, a partir do uso da ABEMA em atividades didáticas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 882.447.767-49 - JOSÉ KARAM FILHO - LNCC
Interna - 1041925 - MARIA INES CORREA MARQUES
Interno - 344.013.697-34 - MAURÍCIO VIEIRA KRITZ - LNCC
Interno - 107.518.155-00 - SILVAR FERREIRA RIBEIRO - UNEB
Externa à Instituição - Maria da Conceição Alves Ferreira - UNEB
Externa à Instituição - PATRÍCIA ARGÔLO ROSA - UESC
Notícia cadastrada em: 01/07/2022 09:02
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA