DMMDC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JOSENI FRANÇA OLIVEIRA LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSENI FRANÇA OLIVEIRA LIMA
DATA : 30/06/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Faculdade de Educação
TÍTULO:

MERCADO RIO VERMELHO (CEASINHA): UM PROCESSO DE PERDA DE IDENTIDADE E GOURMETIZAÇÃO DO MERCADO PÚBLICO


PALAVRAS-CHAVES:

identidade; complexidade; mercado de alimentos; comida; elitização.


PÁGINAS: 166
RESUMO:

A feira e o mercado público tradicionalmente são reconhecidos como locais onde se vendem e compram alimentos, caracterizados como espaços de intensa circulação de pessoas e mercadorias. A questão dos mercados públicos nos remete a aspectos sociais, econômicos, geográficos e históricos, pois são locais onde as pessoas se encontram e socializam-se. Compreender o processo de mudança e o impacto dessa transformação envolve conhecer a história do mercado, os comerciantes, a clientela, suas relações com o mercado e a comunicação do mercado com seu público. A pesquisa tem, como objetivo geral, compreender os efeitos da mudança na estrutura física do Mercado do Rio Vermelho (CEASINHA) após sua renovação e reconstrução a partir da percepção de clientes e comerciantes. A mudança do mercado para outro modelo aparentemente produziu alguns efeitos diferentes daqueles esperados. Nesse sentido, trazemos a questão: como preservar a identidade de espaços públicos que sofrem intervenções estruturais? Por que esta mudança não atendeu ao que era esperado pelos comerciantes? Uma das hipóteses é que as mudanças físicas e estruturais provocaram alteração dos significados nas relações entre os próprios comerciantes e no processo de comercialização com seus clientes. Além do arcabouço teórico, as bases epistemológicas estão estabelecidas em Jürgen Habermas, com a evolução histórica do Espaço Público e Edgar Morin, na perspectiva da complexidade. O cenário contemporâneo do Capitalismo e Globalização está baseado em Milton Santos e da sociedade de consumo, por Jean Baudrillard. Quanto à abordagem metodológica, esta é uma pesquisa quantitativa e qualitativa com análise de conteúdo das respostas às perguntas abertas. Além da observação participante, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com os permissionários dos boxes e clientes habituais. Essa investigação está aprovada pelo comitê de ética do Centro Universitário Estácio da Bahia. Resultados indicam segregação social entre os permissionários antigos e novos, entre o mercado e o público do entorno. Observou-se melhoria da segurança patrimonial e dos aspectos higiênicos e sanitários do mercado. Existe um processo de luta por parte dos permissionários antigos pela preservação da identidade do mercado popular. Evidencia-se fidelização da clientela antiga, contudo há queixa dos comerciantes de perda parcial dessa clientela durante o processo de reforma, sem aumento almejado da demanda. A nova construção comunica mudanças econômicas e promove um processo de elitização do espaço público. Os novos serviços e produtos atendem uma clientela de maior renda familiar. O público de menor poder aquisitivo não se sente confortável no novo ambiente. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1813758 - GUSTAVO BITTENCOURT MACHADO
Interno - 769.820.765-04 - ANIBAL DE FREITAS SANTOS JUNIOR - UNEB
Externa ao Programa - 2301704 - LILIAN LESSA ANDRADE
Externo ao Programa - 051.025.965-00 - VITOR DE ATHAYDE COUTO - UFBA
Externo à Instituição - FERNANDO JOSE REIS DE OLIVEIRA - UESC-BA
Notícia cadastrada em: 27/06/2022 09:48
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