DMMDC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CINARA CIBERIA MEIRELES BAHIA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CINARA CIBERIA MEIRELES BAHIA
DATA : 21/12/2020
HORA: 14:00
LOCAL: defesa remota on line
TÍTULO:
VOZ E A VEZ DISCENTE: LIBERDADE, PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA ÁREA INTERDISCIPLINAR NO BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

 Liberdade. Corpo discente. Pós-graduação. Produtivismo Acadêmico. Área Interdisciplinar.


 


PÁGINAS: 184
RESUMO:

Este estudo versa sobre os efeitos do produtivismo acadêmico nas trajetórias doutorais dos discentes da área Interdisciplinar e teve como principal objetivo compreender como e por que o produtivismo acadêmico afeta a liberdade dos discentes inseridos nos programas de pós-graduação stricto sensu da área Interdisciplinar no Brasil. Para atingir o objetivo da tese desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, exploratória, avançando para a explicativa, adotando procedimentos bibliográficos, documentais e de levantamento de campo, valendo-se da técnica de análise de conteúdo. O lócus da pesquisa foi constituído por três programas de pós-graduação, pertencentes ao campo científico interdisciplinar, cujos discentes encontram-se vinculados, cursando o Doutorado. A metodologia diversificou os instrumentos de coleta de dados para melhor cercar o objeto de estudo. Nesse sentido, realizou-se no primeiro momento um estudo sobre (1) a filosofia política de Hannah Arendt e (2) o produtivismo acadêmico. Em seguida, foi realizado um levantamento sobre os documentos normatizadores da Capes para a área Interdisciplinar e dos programas de pós-graduação investigados. E, por último, buscou-se observar a percepção dos discentes dos programas estudados em relação aos efeitos do produtivismo acadêmico sobre as atividades discentes, por intermédio da aplicação de entrevista semiestruturada. Para fins de análise, cinco conceitos arendtianos foram adotados como categorias conceituais (1) Liberdade; (2) Pensamento; (3) Conhecimento; (4) Homo Faber; (5) Mercado de Trocas. Acredito que a formação ofertada no interior dos programas de pós-graduação stricto sensu da Área 45 da Capes, em muito, se assemelha a formação do pesquisador homo faber. Um estudo projetado para colaborar na compreensão da política científica da Capes sobre o funcionamento do campo científico Interdisciplinar, área de avaliação criada, recentemente, no âmbito da Capes e que ainda não dispõe de estudos aprofundados sobre a percepção dos discentes acerca de suas diretrizes. Por fim, compreendo que a questão da liberdade vem se dando como um tesouro, cujo mapa se perdeu, logo, praticamente esquecida, como se as regras fossem tão claras que não se constituíssem em objeto de questionamento. Essa temática se faz necessária na agenda científica dos pesquisadores de todos os campos e, em especial, daqueles que atuam no campo interdisciplinar. Aqui, o meu objetivo foi analisar o produtivismo acadêmico a partir dos seus efeitos no fazer discente e, ao que parece, esses sujeitos não são considerados nas discussões sobre os rumos da política científica da pós-graduação brasileira, ainda que essa última só faça sentido se existir o corpo discente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1224030 - DANTE AUGUSTO GALEFFI
Interno - 070.453.365-00 - JOSE WELLINGTON MARINHO DE ARAGAO - UFBA
Interno - 261.786.567-34 - ROBERTO LEON INACIO PONCZEK - UFBA
Externo à Instituição - PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CORRÊA - UFPA
Externo à Instituição - RAIMUNDA LUCENA MELO SOARES - UFPA
Notícia cadastrada em: 10/12/2020 11:39
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