A PROPOSTA EDUCACIONAL DE ANÍSIO TEIXEIRA PARA A ESCOLA PARQUE – APLICAÇÃO A MODELAGEM DIGITAL (DBR)
Anísio Teixeira, Museu Virtual, Design Cognitivo, Escola Parque
Esta tese tem como objetivo a apreensão do projeto original da Escola Parque de Salvador-Bahia, projeto pedagógico implantado parcialmente por Anísio Teixeira nos anos 1950. A pesquisa fundamenta-se nos princípios teóricos da filosofia de linguagem de Mikhail Bakhtin (2003), a polifonia e a dialogia, e na psicologia da arte de Vygotsky (2009) como suportes básicos para seu desenvolvimento. Realizada a partir da metodologia Pesquisa-Aplicação, ou Design-Based Research (DBR), trazida por Matta, Silva e Boaventura (2014), a tese articula-se colaborativamente com a comunidade de pesquisadores do intelectual caeetitense e com os acervos referentes aos projetos pedagógicos de Anísio Teixeira. Além de homenagear o educador baiano e resgatar uma importante parte da história da educação da Bahia e do Brasil, o estudo promove a difusão deste conhecimento ao desenvolver uma solução de museu virtual participativo com a proposta educacional de Anísio Teixeira para a Escola Parque, contribuindo com as tecnologias da informação e da comunicação. O Museu Virtual da Escola Parque da década de 1950 (MVEP1950) é uma solução tipo modelagem digital online, virtual e interativa, construída através da epistemologia sociointeracionista da práxis, dialética e interdisciplinar, a partir do acervo produzido com a História Pública e com o Design Cognitivo (Matta, 2005).
palavras-chave: Design Cognitivo, Museu Virtual, Anísio Teixeira, Pesquisa-Aplicação.