A ORQUESTRA AFROPERCUSSIVA DE NOTAS NEGRO-DRAMATÚRGICAS DO BANDO DE TEATRO OLODUM SOB A REGÊNCIA DO MAESTRO ERÊ
Bando de Teatro Olodum; difusão de conhecimentos; questões raciais; espetáculo Erê; genocídio de jovens negros.
Esta investigação científica teve como escopo identificar a atuação do Bando de Teatro Olodum como difusor de conhecimentos de questões raciais para artistas e plateias com fulcro em Erê (2015), montagem das Bodas de Prata dessa companhia soteropolitana de Teatro Negro, que vociferou contra o genocídio de jovens negros. A metodologia utilizada foi, quanto à natureza dos dados, uma pesquisa exploratório-descritiva da realidade social; quanto à natureza dos dados, elegeu-se a natureza qualitativa; quando aos procedimentos de coleta de dados e fontes de informação, realizaram-se revisão bibliográfica de autores em geral negrorreferenciados, análise documental do texto dramático e pesquisa de campo para coleta de dados empíricos. Para tal, optou-se pela observação não participante de 03 (três) ensaios do supracitado espetáculo, promoveram-se 18 (dezoito) entrevistas semiestruturadas com os artistas e aplicaram-se 75 (setenta e cinco) questionários com as plateias. Os resultados apontaram que esse grupo teatral contribui diuturnamente para minimizar a segregação socio[cultural-econômico-político]cognitiva no que diz respeito ao binômio reflexão-ação quanto às questões raciais ao preencher com maestria as lacunas imensas sobre a historiografia negra pré, trans e pós-escravismo na luta ininterrupta em prol da cidadania plena.