DMMDC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: MARINEUZA MATOS DOS ANJOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARINEUZA MATOS DOS ANJOS
DATA : 16/12/2019
HORA: 14:00
LOCAL: FACED
TÍTULO:

Formação do professor: um estudo da contribuição do pensamento de Hans Jonas.


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores, ética, responsabilidade, princípio do agir docente.


PÁGINAS: 267
RESUMO:
O agir humano regido por uma ética normativa, orientada pelo imperativo categórico kantiano — “aja de modo que o princípio de sua ação se torne universal” — é objeto de análise na perspectiva da filosofia fenomenológica existencial, por derivar da pura razão e desconsiderar a experiência ontológica do ser. Por outro lado, afastando-se da ética normativa, Hans Jonas propõe um novo agir humano pautado no princípio da responsabilidade. A ação humana é desafiada pela escala planetária das questões que emergem daquela que se convencionou designar como a “nova civilização tecnológica”. Para Jonas, a atual natureza do agir exige uma outra ética, de ampla abrangência, proporcional ao poder emanado das tecnologias emergentes. É nessa perspectiva que o filósofo propõe um novo imperativo: “aja de tal maneira que os efeitos de sua ação sejam compatíveis com permanência de uma vida humana autêntica”. Acompanhando as implicações dessa máxima, pensar a formação de professores de Ciências Naturais e a complexidade que envolve os processos de ensino e aprendizagem, a partir de um escopo de matiz multirreferencial e transdisciplinar, requer o aprimoramento do aporte teórico que serve de fundamento - científico, tecnológico, ético – à construção do conhecimento. A formação docente é um fenômeno multideterminado por fatores influenciados pela temporalidade histórica como a política, a economia, a sociedade, etc. Assim, uma formação para a cidadania requer (re) pensar as bases epistemológicas e os aportes metodológicos que orientam e dão sustentação à formação. Pensar uma formação para uma sociedade multicultural, globalizada que impõe inúmeras transformações no modo de ser e estar dos professores necessita de um tratamento trandisciplinar, multirreferencial, ecoformativo, que considere as dimensões do Ser em seus aspectos éticos, estéticos, das experiências e das subjetividades. Esta perspectiva envolve o desenvolvimento da dimensão do humano que considere não apenas o conhecer e o saber fazer, mas que possibilite subsídios éticos que permitam desenvolver a habilidade de saber ser. O texto de tese ora apresentado teve como propósito discutir a formação de professores a partir da contribuição da ética da responsabilidade de Hans Jonas, propor o “Princípio do Agir Docente” como um princípio educativo fundamentado na Filosofia de Jonas. Trata-se uma investigação de natureza qualitativa, tomou como foco de análise a Teoria da Responsabilidade de Hans Jonas e como chave interpretativa da investigação o pensamento fenomenológico do autor para analisar os documentos oficiais que orientam a formação docente (Base Nacional Comum Curricular, Parâmetros Curriculares Nacionais, Diretrizes Curriculares e Projetos Pedagógicos de Curso). Ao responder ao problema de pesquisa foi possível, trazer à discussão conceitos como “O cuidar”, “O responsabilizar-se”, “O agir” entrelaçando-os à heurística do cuidado e à heurística da responsabilidade, possibilitando assim, um eixo aglutinador entre o campo da formação e o eixo da Filosofia articulando o Princípio Responsabilidade e a Formação. Nesta perspectiva fica contemplado, portanto, a necessidade de uma abordagem de matiz multirreferencial e transdisciplinar para a formação de professores de Ciências Naturais. Embora a Teoria da Responsabilidade apresente em algum nível dificuldades do pensamento de Jonas, a ética da responsabilidade tem potencial para contribuir com as bases didáticas da formação docente. Importa resgatar o ideal de cidadania, comprometido em formar indivíduos éticos, críticos, preocupados com o ambiente e o desenvolvimento sustentável, capazes de intervir no seu entorno com responsabilidade e assim, garantir a sua integridade e a das outras espécies, bem como a de toda a biosfera. A ética da responsabilidade contribui para uma discussão que ultrapassa as fronteiras das transformações oriundas das relações sociais, alcançando questões que se ocupam da preservação da essência humana. Trata-se, portanto, de um redimensionamento das fronteiras entre (a produção e a difusão de) o conhecimento e a formação de professores. 

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 565.395.095-53 - EDUARDO CHAGAS OLIVEIRA - UEFS
Interno - 1224030 - DANTE AUGUSTO GALEFFI
Externo ao Programa - 2326070 - WILSON NASCIMENTO SANTOS
Externo à Instituição - LIEGE MARIA SITJA FORNARI - UNEB
Externo à Instituição - IVANA LIBERTADOIRA BORGES CARNEIRO - UNEB
Notícia cadastrada em: 25/11/2019 11:51
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