DMMDC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: GRACIELA NIEVES PELLEGRINO FERNANDEZ

DISCENTE : GRACIELA NIEVES PELLEGRINO FERNANDEZ
DATA : 09/12/2019
LOCAL: AUDITÓRIO DA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

TERESINHA FRÓES BURNHAM, SUJEITO ENCARNADO: Subjetividades Corpóreas em sua Vida e Obra

Sujeito encarnado, Biografia, Análise Cognitiva.

Há muito a teoria critica feminista denuncia a visão androcêntrica das Ciências, em suas diversas áreas do conhecimento. Em 2009, constatamos esta mesma visão na exposição intitulada “CIÊNCIA COM DENDÊ - nomes da ciência na Bahia, ontem e hoje”, ocorrido no Museu de Ciência e Tecnologia - Museu de C&T, na cidade de Salvador-Ba. Essa exposição versava sobre os proeminentes homens pesquisadores da/na Bahia no âmbito das comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e contava com a visitação dos/as estudantes das Escolas Públicas. Diante da clara e transparente invisibilidade da produção científica das mulheres pesquisadoras, resolvemos empreender na elaboração de um Catálogo, no qual houvesse a difusão do conhecimento destas Mulheres Cientistas na/da Bahia. Nesta trilha busquei adensar a visibilidade desta produção, trazendo à tona a vida e obra de Teresinha Fróes Burnham. Ela, uma baiana, bióloga, professora da Universidade Federal da Bahia com importante representação no cenário da educação baiana. Esta tese pode ser considerada literária, uma vez que ousamos apresentar a narrativa da infância, adolescência, adultez e maturidade, bem como seus saberes e fazeres acadêmicos. Assinalamos que a pesquisa foi construída em base colaborativa com a biografada, mostrando-a como uma “sujeita” e pesquisadora encarnada em sua subjetividade corpórea representada nas narrativas de si. Tratando-se, também, do legado da produção cientifica, investimos na compreensão dos seus principais conceitos, com destaque a Análise Cognitiva e a Multirreferencialidade.

Presidente - 506.752.905-97 - SUELY ALDIR MESSEDER - UNEB
Interno - 153.145.885-87 - ELIAS RAMOS DE SOUZA - IFBA
Interno - 1224030 - DANTE AUGUSTO GALEFFI
Externo ao Programa - 109.902.755-15 - ANGELA MARIA FREIRE DE LIMA E SOUZA - UFBA