DMMDC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLECIA MARIA AQUINO DE QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLECIA MARIA AQUINO DE QUEIROZ
DATA : 12/06/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Casa do Samba - Cachoeira/BA
TÍTULO:

Aprendendo a ler com minhas camaradas Seres, cenas, cenários e difusão do samba de roda através das sambadeiras do Recôncavo Baiano 


PALAVRAS-CHAVES:

 Samba de roda; Sambadeiras do Recôncavo da Bahia; Difusão do conhecimento; Etnocenologia; Procedimentos cênicos do samba de roda 


PÁGINAS: 383
RESUMO:

Esta tese analisa as configurações cênicas do samba de roda no Recôncavo Baiano e como essas representações são transmitidas e difundidas comunitariamente, observando suas múltiplas inter-relações históricas, artístico/culturais, comunitárias, pedagógicas, tendo como maior referência as vozes e performances das mulheres sambadeiras. Utilizando uma narrativa baseada na linguagem cinematográfica dos roteiros de filmes, as cenas do samba vão sendo detalhadas, através do movimento de câmeras, a partir de três aspectos do seu terreno simbólico: Indumentária, Sonoridades e Movimento, alimentada pelas histórias de vida e relatos de 20 sambadeiras e de outros atores da cena do samba de roda. A tese também aborda dois projetos de difusão do samba de roda: O primeiro trata-se da produção de 12 vídeos de entrevistas com sambadeiras e que serão postados em um canal do Youtube com o nome de “Sambadeiras do Recôncavo da Bahia”. O segundo projeto é o  Circulando com as Mulheres do Samba de Roda, que envolvia uma roda de conversa performática com 15 sambadeiras, e que percorreu nove municípios localizados entre os estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Para perseguir tais objetivos, o estudo foi realizado com uma abordagem qualitativa, tendo como suporte os princípios da Etnocenologia e da Multirreferencialidade, utilizando diversos recursos metodológicos como: pesquisa bibliográfica; documental; observação participante e colaborativa; entrevistas; registros sonoros e fotografias. A análise das diversas indumentárias levou a compreensão de que elas trazem informações históricas, religiosas e culturais, que guardam a memória de enfrentamentos, pertencimento, resistência e superação, além de perpassarem por questões de status e prestígio. As estéticas performativas do samba de roda do Recôncavo Baiano não se resumem no gesto, na dança ou na música em si. Elas são todo um complexo de percepção de si mesmo e do outro, onde o movimento, ludicidade, musicalidade, teatralidade e criatividade são conjugados juntos com a ambiência e relações de sociabilidade. O estudo rítmico do sapatear de algumas sambadeiras, com posterior transcrição para notação musical, apontou para a inexistência de um padrão único do passo conhecido como “miudinho” que difere de acordo com o estilo praticado pela comunidade de samba e com as percepções individuais das praticantes. A transmissão do samba de roda é feita através da observação, da percepção e, sobretudo, com a convivência, entendendo o estilo e as regras da comunidade. O conteúdo textual de algumas canções revelou questões de gênero, marcadas pelo patriarcalismo e preservada pela tradição. Os dois projetos de difusão abordados também mostram o empoderamento das mestras e revelam os seus enfrentamentos enquanto mulheres e a forma como o samba se expressa através delas. A partir dos seus depoimentos, o estudo aporta três desafios para a permanência dos grupos e difusão do samba de roda:  a falta de divulgação nos meios de comunicação; desvalorização dos trabalhos pelos organizadores de eventos públicos e privados, com pagamento de cachês ínfimos e desiguais, em relação aos conjuntos musicais de fora da região; e a inexistência de políticas públicas municipais, estaduais e federais que possibilitam ganhos materiais para as pessoas que fazem o samba de roda. A tese ressalta ainda a importância e protagonismo das mulheres do samba de roda na organização dos eventos e na configuração dos seus procedimentos cênicos essenciais. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2584575 - ROSANGELA JANJA COSTA ARAUJO
Interno - 113.125.645-04 - LELIANA SANTOS DE SOUZA - UNEB
Externo ao Programa - 1819704 - DANIELA MARIA AMOROSO
Externo à Instituição - KATHARINA DORING - UNEB
Externo à Instituição - CRISTIANE SANTOS SOUZA - UNILAB
Notícia cadastrada em: 27/05/2019 09:59
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA