PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS NOS TERREIROS ILÊ AXÉ OPÔ AFONJÁ E TEMPLO E ESCOLA UMBANDISTA MATA VIRGEM: EXPERIÊNCIAS COGNITIVAS DE APRENDIZAGEM MULTIRREFERENCIAL E POLILÓGICA PARA A DIFUSÃO DO CONHECIMENTO
Palavras-chave: Programa Universidade Para Todos (UPT), Inclusão, Candomblé, Umbanda.
Esta tese pretende apresentar o Programa Universidade para Todos – UPT como uma prova de política afirmativa de reparação, numa experiência de inclusão para formação numa universidade, destinado a grupos que foram historicamente segregados sendo amparado no conceito de equidade descrito na Constituição de 1988. O UPT se mostra numa perspectiva de inclusão e reparação e, para compreendermos esta afirmativa, pretendemos investigar a experiência cognitiva de aprendizagem, multirreferencial e polilógica dos alunos nos polos dos Terreiros Ilê Axé Opô Afonjá e Templo e Escola Umbandista Mata Virgem, a partir de uma construção argumentativa sobre a perspectiva inclusiva num olhar para as políticas afirmativas e ainda, sobre a reparação discriminatória do espaço dos Terreiros, inclusive na educação, na Região Nordeste, incentivados pelo UPT, considerando o baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) dessa região. Nesta trajetória, identificando os elementos envolvidos na assimilação, transversalidade, interseccionalidade, (in)formação e difusão de conhecimento, como um bem público, na mobilização e mudança social dos envolvidos.