DMMDC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANTONIO CARLOS SANCHES CARDOSO

DISCENTE : ANTONIO CARLOS SANCHES CARDOSO
DATA : 07/12/2023
LOCAL: https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19%3ae8CkK-Uu2PBx0ZUGZFXqHOjNnUbd00fEevEb49GlLP41%40thread

DIFUSÃO DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DO DIFUSOR INTEGRADO DE GESTÃO APLICADO AO ENADE NA UNEAD/UNEB

Palavras-Chave: Sistema Difusor. Gestão do ENADE. SWOT. Análise de Cenários.

Diante do cenário vivenciado com constantes mudanças em diversas terminologias que definem múltiplas necessidades de ações, os gestores das universidades se deparam com processos complexos que necessitam de uma maior difusão do conhecimento para estrategicamente atingir seus objetivos. Desta forma, a presente tese objetiva de maneira geral desenvolver um modelo de gestão universitária de maneira sistêmica e estratégica para favorecer o acompanhamento do ENADE. A parte específica consiste em identificar e desenvolver internamente metodologias e melhores práticas da gestão de processos de avaliação; desenvolver estratégias para a implantação de um sistema integrado de gestão utilizando a matriz de análise SWOT e aplicar o sistema integrado de gestão no acompanhamento e avaliação das ações para o ENADE mediadas por um Difusor Integrado de Gestão. Interagindo com o conhecimento e a difusão do conhecimento, com a missão de culminar em uma proposta de criação de um Difusor Integrado de Gestão (DIG), visando agregar valor à organização educacional através do empreender estratégico na análise de cenários permeados por variáveis críticas para o fortalecimento da gestão dos Coordenadores de Cursos da Unidade Acadêmica de Educação à Distância (UNEAD), aplicados ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), e, este por sua vez, é o responsável por 70% da composição do Conceito Preliminar do Curso (CPC) que ranqueia a instituição de ensino superior no cenário altamente competitivo e será o responsável pela manutenção do status de credenciamento enquanto universidade. As categorias de análise foram: ENADE, Gestão por Processos, Difusão do Conhecimento, Análise SWOT e Método Delphi. A pesquisa possibilitou garantir os objetivos institucionais de atendimento ao exame, apresentando conceitos, teorias e práticas inerentes ao processo de avaliação. Exploração do Material, às visitas à dezessete IES espalhadas em nove Estados do território nacional foi a fase mais longa e que envolveu toda a análise e o tratamento dos resultados e Interpretações. Optamos por uma abordagem metodológica através do método hipotético-dedutivo de base qualitativa de natureza descritiva, através do desenvolvimento de quatro etapas utilizando o Difusor Integrado de Gestão (DIG) e com uma análise de dados envolvendo três etapas, sendo elas: pré-análise; exploração do material e o tratamento dos resultados, inferência e interpretações. Os resultados apresentados comprovaram a eficiência da análise de cenários para a tomada de decisões com o auxílio de um difusor integrado de gestão bem como emerge com uma contribuição valiosa, oferecendo uma possível ferramenta dinâmica e abrangente para simular cenários.

Presidente - ***.542.375-** - MARIA DE FATIMA HANAQUE CAMPOS - UNEB
Interna - ***.729.975-** - ANA MARIA FERREIRA MENEZES - UNEB