SISTEMA FILOSÓFICO DE IFÁ
Ifá; Sistema Filosófico de Ifá; Matrizes africanas; Cultura Yoruba; Candomblé; Culto de Ifá.
Essa tese tem como proposito pensar Ifá como um sistema filosófico, como aquele que mantém, preserva e cria um conjunto de saberes e práticas do povo yorubá, que concorre para a manutenção do equilíbrio, fundamental para o bem viver dos povos de matrizes africanas. Ifá trata dos grandes temas filosóficos: a vida, a morte, a origem, o destino, o poder, a justiça, o mal, a existência (Iwá), a partir de uma mesma estrutura narrativa - o corpus sagrado de Ifá, preservado na tradição oral dos yorubanos, e hoje escrito em diferentes documentos produzidos por estudiosos da área. É um sistema filosófico tomado como um corpo de sabedoria ancestral, paradigma cognitivo anterior a antiguidade clássica greco-romana, que reúne e organiza os conhecimentos tradicionais iorubás, ressignificada e reificada na Diáspora Africana, onde promove uma visão de existência que rompe com a “universalidade cientifica” da civilização ocidental e urde novas maneiras diversas de combatermos o Racismo e o genocídio epistêmico, memorial, simbólico e físico do povo negro fora da África e, principalmente, nas Américas. As leituras, consultas, diálogos, análises e interpretações do seu Corpus Literário devem concorrer para a nossa melhor capacitação frente aos desafios cotidianos do Racismo. A filosofia de Ifá é produção de sentido para nossas vidas, é o restaurar cotidiano de nosso equilíbrio e preservação, de nossa força/energia vital, de nosso Axé pela (re)infusão/(re)construção/(re)expansão do Iwá Pelé no seio de nossas comunidades. Filosofia para nós é pensar e sentir o viver, aquele que está entrelaçado com nossa ancestralidade, aquele que é todo o tempo o tempo todo; o viver que confia no conhecimento de Orunmilá e jamais desonra as orientações de Ifá. É uma filosofia que está intrinsecamente urdida pela cosmogonia yoruba, pelos nossos saberes ancestrais afroameríndios, por nossas reflexões cotidianas do terreiro onde o que parece simples é de uma sofisticação impar na experiência vivida do aprendizado milenar. Diversas metodologias e métodos plurais foram utilizados no dialogo teórico multirreferencial, polissêmico, e polilógico, com a referência básica e fundante da Filosofia Africana, incluindo uma vasta intelectualidade que realiza suas pesquisas a partir de estudos Africana, onde se propõe novas formas de articular o conhecimento e produzir mudanças positivas e afirmativas na vida cotidiana.