MODELAGEM DE DADOS ABERTOS GOVERNAMENTAIS DA EDUCAÇÃO BASEADA EM REDES: PROJETO ESCOLAS SIMILARES
1. Modelagem do conhecimento. 2 Redes complexas. 3. Redes de similaridades 4. Dados Abertos Governamentais. 5. Escolas Similares.
A implementação da Política e do Plano de Dados Abertos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), homologada pela portaria nº 380, de 15 de junho de 2020, tem como princípios o aumento da disponibilidade de informações acerca de atividades governamentais e a disseminação dos conjuntos de dados sobre a educação brasileira para a sociedade. Neste sentido, este estudo tem por objetivo desenvolver o Modelo de Redes de Similaridades (MRS) para representar as conexões, e potenciais conexões, entre as escolas da microrregião de Salvador (Bahia). Assim, busca-se identificar escolas com características semelhantes a fim de possibilitar a colaboração e difusão do conhecimento entre elas, visando a solução de problemas em conjunto. O MRS foi desenvolvido a partir de dados coletados nos Censos Escolares de 2019 a 2021 e dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2019 a 2021, coletados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica Brasileiro (SAEB), vinculado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Deste modo, foi desenvolvida uma modelagem do conhecimento baseada nos princípios FAIR (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable) para a aplicação dos conjuntos de dados disseminados pelo sistema SAEB. A pesquisa, de caráter exploratório, combina abordagens qualitativas e quantitativas, adotando como metodologia a pesquisa documental e a Análise de Redes Sociais (ARS) para representar e estabelecer as conexões entre escolas similares. Os resultados da pesquisa são apresentados por meio do desenvolvimento do framework "School Similar", utilizado para o processamento das redes, e a plataforma Laboratório de Dados Abertos Governamentais da Educação (LABDAGE) para compartilhamento e visualização das informações pela comunidade. A identificação dos perfis das escolas é apresentada de modo a possibilitar sua reprodução em outras microrregiões brasileiras. Em conclusão, o estudo aponta para a otimização dos dados disseminados pelo SAEB, seja para seu uso em pesquisas científicas ou para embasar ações de consolidação de políticas baseadas em evidências. Ademais, o estudo ressalta a importância do desenvolvimento de modelos que permitam ao pesquisador, gestor público e à comunidade, o reconhecimento, acesso, uso e reuso das informações para o desenvolvimento de ações no âmbito das redes públicas de ensino.