GESTÃO DO CONHECIMENTO: efeitos do SPED ante a transparência dos empreendimentos empresariais
KNOWLEDGE MANAGEMENT: effects of SPED on the transparency of business ventures
Gestão do Conhecimento; Efeitos do SPED; Transparência; Relação jurídico tributária
O presente trabalho tem como objetivo analisar os efeitos da gestão doconhecimento mediante a utilização do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), enquanto ferramenta promotora de transparência e da mudança de comportamento da arrecadação tributária. A pesquisa realizada neste estudo é classificada, quanto aos objetivos, de exploratória e descritiva, com contornos de explicativa, tem abordagem quantiquali,quanto à exposição do objeto é denatureza teórico-empírica. A sua construção foi lastreada em pesquisas bibliográfica, documental, valendo-se do aparato jurídico pertinente e da legislação vigente e de campo, mediante aplicação de instrumentos deinvestigação por intermédio de entrevista estruturada. Os resultados obtidos na investigação pautaram-se em resgatar a história e contribuições científicas de pilares relevantes da construção do conhecimento. Constam na investigação históricos das escriturações contábeis e fiscais desde quando o homem começou a contar de maneira rústica até os dias atuais, com a escrituração eletrônico digital, culminando com dois estudos de caso (Prefeitura Municipal de Salvador e Estado da Bahia) demonstrando efeitos divergentes na arrecadação tributária tendo em vista que o primeiro não fez uso do SPED, enquanto que o segundo por adotá-lo experimentou aumento substânciais na sua arrecadação e promoveu maior transparências nas empresas de sua jurisdição. Ficou também constatado oos efeitos do SPED enquanto ferramenta útil a gestão e a relação jurídico tributária entre as organizações empresariais e o fisco. Em sede de conclusão foi possível comprovar que a gestão e a difusão do conhecimento, tanto nas empresas quanto nos entes tributantes, utilizadas adequadamente, mediante uso regular das tecnologias da informação e inovação promovem vantagem competitiva e alavancagem dos empreendimentos.