DMMDC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES

DISCENTE : ALEXSANDRO DA SILVA MARQUES
DATA : 13/07/2023
LOCAL: Formato Remoto com Transmissão simultânea pelo Youtube @RetoricasComunicacao

TORNANDO-SE SUJEITOS DA APRENDIZAGEM FILOSÓFICA: EXPERIMENTAÇÕES, MODELAGENS E ANÁLISE COGNITIVA DE UM ATELIÊ FILOSÓFICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS

Aprendizagem filosófica. Ateliê Filosófico. Formação de professores/as. Teoriação Polilógica. Análise Cognitiva.

A pesquisa investiga a aprendizagem de filosofia na formação de professores/as, tendo como foco o fazer-saber do dispositivo formativo denominado Ateliê Filosófico. Considerando a carência de estudos que tenham como foco a aprendizagem, e não apenas o ensino de filosofia na formação de professores/as, esta pesquisa busca problematizar questões relacionadas ao papel do sujeito em sua aprendizagem filosófica no ensino universitário e a difusão desse conhecimento para a comunidade ampliada. O objetivo geral consiste em construir um dispositivo formacional para o desenvolvimento da aprendizagem filosófica e evidenciar sua implicação no processo de formação de professores/as. Para compreender a interferência dos aspectos pedagógicos e filosóficos, bem como das mediações na formação, a pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa baseada em oficinas experimentais, participação observante, diário de campo, e entrevistas semiestruturadas. A pergunta central é: "como o Ateliê Filosófico mobiliza o protagonismo dos/as licenciandos/as em relação à aprendizagem filosófica e qual a sua relação com a formação?" A amostra empírica foi composta por seis estudantes de diferentes cursos de licenciatura da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, que desempenharam o papel de autores em seus processos de aprendizagem e relataram, por meio de entrevista semiestruturada, experiências como participantes do Ateliê Filosófico. As análises foram baseadas em uma matriz analítica composta por três campos: ontológico, epistêmico e ético-estético. A teoria subjacente à pesquisa é a Teoriação Polilógica, que destaca as modulações da experiência humana em quatro modos de criação: arte, ciência, filosofia e mística. Como resultados a pesquisa evidencia a criação do conceito de artesanias polilógicas como uma intersecção que se estabelece no modo como cada licenciando/a compreende e articula o conhecimento vivido com os agenciamentos subjetivos da aprendizagem da diferença ontológica radical, em dinâmicas ecoformativas, mobilizados para o processo de aprendizagem filosófica. Ressalta-se, portanto, as implicações do dispositivo do Ateliê Filosófico no processo de concretização de um designer cognitivo que rompe com a transmissibilidade de conteúdos da história do pensamento humano como prescrição cognitivista de conceitos, abrindo-se a possibilidades de formação no modo de relação estabelecida pelos participantes, no aprendizado de si, com questões filosóficas na gestão da própria vida, na aventura de se tornarem sujeitos autônomos e inventivos. Por fim, a tese defende o desenvolvimento de uma aprendizagem filosófica comprometida com o processo de descolonização dos corpos e espaços por eles ocupados, tensionando o “lugar” de quem aprende filosofia na formação universitária, possibilitando a busca de sentidos sobre si mesmo/a, por meio de uma mediante abertura de si em relação ao mundo, com diferentes contextos e realidades que implicam desenvolvimento humano e constituem ontologicamente. O dispositivo Ateliê Filosófico configura-se como um instrumento pedagógico e uma modelagem metodológica mediadora do aprendizado filosófico na formação de professores/as sem instituir-se como uma ação pré-formada de aplicação mecânica e acrítica, validando a formação como potencializador de movimentos formacionais e em devir criado-criador, em que os sujeitos se tornam personagens centrais do aprendizado filosófico.

Presidente - ***.395.095-** - EDUARDO CHAGAS OLIVEIRA - UEFS
Interna - 1041925 - MARIA INES CORREA MARQUES
Interno - 1224030 - DANTE AUGUSTO GALEFFI
Externo ao Programa - 2682594 - FABIO PESSOA VIEIRA - UFBAExterna à Instituição - ANDREIA BARBOSA DOS SANTOS - UFRB