DMMDC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: AMELIA TEREZA SANTA ROSA MARAUX

DISCENTE : AMELIA TEREZA SANTA ROSA MARAUX
DATA : 19/12/2022
LOCAL: Google Team : https://drive.google.com/drive/folders/1LqXoYULlcPKucMDa4wBqeB2jfWjj757N?usp=share_lin

ALÉM DE PRETES, TRANS: AÇÕES AFIRMATIVAS PARA ESTUDANTES TRAVESTIS E TRANSEXUAIS NO ENSINO SUPERIOR

Ações Afirmativas, Ensino Superior, Interseccionalidade, Estudantes travestis e transexuais

Esse estudo se propõe a realizar uma reflexão situada acerca dos atravessamentos das ações afirmativas nas trajetórias formativas de estudantes travestis, mulheres e homens transexuais na Uneb sob as lentes dos estudos feministas. A tese ora apresentada analisa os processos de implementação das políticas de ações afirmativas na Uneb e a consequente institucionalização do sistema de reserva de vagas para estudantes travestis e transexuais, mostrando que esse é ainda um processo inconcluso no que se refere a garantia não apenas do acesso, mas sobretudo a permanência. Para tanto, tomo como ponto de partida o pensamento transfeminista e feminista negro, os quais estabelecem conexões teóricas e paradigmáticas entre feminismo, estudos de gêner o e movimento transgênero (JESUS, 2014). A noção de interseccionalidade, cunhada pelo feminismo negro, será a ferramenta analítica utilizada para a compreensão das múltiplas identidades e identificações dos sujeitos, bem como das opressões que recaem sobre os corpos não conformados aos modelos hegemônicos de raça, classe e gênero. Desse modo, a análise acerca das políticas de ações afirmativas para estudantes trans é pensada à luz da noção de interseccionalidade, visto que as condições sociais estabelecidas historicamente exigem a análise das estruturas de poder que conformam às desigualdades operadas nos campos institucionais e culturais através das representações, da ideologia, das relações interpessoais, que operam a exclusão do acesso de pessoas trans ao ensino superior (COLLINS, BILGE, 2021, CRENSHAW, 1991). Para tanto, diferentes dispositivos foram produzidos para entender e descrever o universo da pesquisa, dentre eles, pesquisa bibliográfica e documental, e a revisão sistemática bibliográfica (BOTELHO, L. L. R; CUNHA, C. C. de A; MACEDO, M, 2011; SAMPAIO R. F; MANCINI M. C., 2007). Além das entrevistas com estudantes trans, ingressantes nos processos seletivos de 2019. A entrevista narrativa foi o dispositivo metodológico adotado para compreender as experiências formativas e os atravessamentos das ações afirmativas nas trajetórias de estudantes trans (FERREIRA, NACARATO, 2017). Concluo esse estudo afirmando que é preciso reconhecer que as políticas de ações afirmativas é direito social, conquista das lutas protagonizadas pelos movimentos sociais negros e trans e que a sua implementação enquanto uma política repar atória representa uma luta por justiça social e epistêmica devendo para tanto garantir a promoção de uma educação para a diversidade e a criação de uma rede de proteção e enfrentamento a transfobia institucional que viabilize a sua permanência acadêmica.

Presidente - 2584575 - ROSANGELA JANJA COSTA ARAUJO
Interna - ***.125.645-** - LELIANA SANTOS DE SOUSA - UNEB