INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA CPLP: UMA TEORIA SUBSTANTIVA PARA A COOPERAÇÃO ACADÊMICA A PARTIR DE UMA UNIVERSIDADE MULTICAMPI (UNEB)
Internacionalização da Educação Superior; Cooperação Internacional; Teoria Substantiva; Rede Intercultural de Pesquisa; Universidade do Estado da Bahia.
Esta tese de Doutorado apresenta a pesquisa desenvolvida sobre Internacionalização da educação superior no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo como campo empírico a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), uma autarquia do Estado, cujas dimensões multicampi e multirregional demonstram peculiaridades na sua concepção e modelo. O estudo buscou compreender e explicar como e em que perspectiva o processo de internacionalização da UNEB tem se efetivado no contexto da CPLP. Este foi motivado pelas reflexões e contradições observados na institucionalização da internacionalização nesta universidade. O delineamento do campo teve como pressupostos discussões no contexto Sul-Sul, articulado com os teóricos metodológicos da Análise Cognitiva e da Multirreferencialidade, a qual encontrou total aderência à pesquisa qualitativa, abordagem - metodologia da Grounded Theory ou Teoria Fundamentada em Dados, vertente Construtivista. Nessa perspectiva, a pesquisa envolveu a aplicação das técnicas e procedimentos da etnografia - base documental, observação e descrição do campo empírico e dos acontecimentos. Foi possível, interpretar e atribuir sentidos e significados aos dados gerando categorias que explicitaram a forma e a perspectiva da internacionalização da UNEB, a sua relação com as IES de diferentes países e instituições no contexto da CPLP. Como resultado, os dados evidenciam que a UNEB é uma universidade vocacionada para a internacionalização e para a interiorização, aspectos que denotam uma tendência para a formação de rede com potencialidades para a cooperação internacional a pesquisa e a inovação. Quanto à efetividade das ações e relações no contexto da CPLP, constatou-se uma dicotomia nas interações com as IES dos Países Africanos de Língua Portuguesa; no cotidiano da UNEB, aponta uma internacionalização passiva, fragilidades na internacionalização institucional - na pesquisa e na pós-graduação, aspectos comuns se comparados com a realidade da educação superior na maioria dos países do Sul. Como conclusão e resultado da metodologia, foi formulada a Teoria Substantiva. Assim, a nossa tese, a
nossa Teoria Fundamentada é a de que a Rede Intercultural de Cooperação Internacional é substantiva para uma internacionalização horizontal, emancipadora para o desenvolvimento da educação superior no contexto da CPLP.