EDUCOMUNICAÇÃO, INOVAÇÃO E PRÁTICAS DE DIFUSÃO DO CONHECIMENTO: SABERES, FAZERES E INTERFACES NA ACADEMIA BAIANA DE EDUCAÇÃO
Educomunicação, Difusão do Conhecimento, Design Cognitivo, Academia Baiana de Educação
Esta pesquisa trata das questões da Educomunicação, inovação e práticas de difusão do
conhecimento: saberes, fazeres e interfaces na Academia Baiana de Educação.
Constitui-se num processo de difusão do conhecimento em educação voltado para a
construção de interfaces das Tecnologias da Comunicação e Informação, tendo a
Academia Baiana de Educação como responsável pela gestão e difusão deste campo de
conhecimento na Bahia. O problema de pesquisa surge porque inexiste uma solução
educomunicativa adequada para a difusão do conhecimento da ABE. A partir do
exposto, para reflexão, apresentamos como problema da pesquisa a busca de resposta
para a seguinte questão: Como elaborar uma solução educomunicativa adequada para a
difusão do conhecimento da Academia Baiana de Educação? Portanto, apresentando o
problema em afirmativa, inexiste uma solução educomunicativa adequada para a
difusão do conhecimento da Academia Baiana de Educação. A fim de contribuir com a
trajetória desta pesquisa, em tentar responder à sua problemática, é que o objetivo geral
busca: elaborar uma solução de Educomunicação com e para a Academia Baiana de
Educação, tendo as interfaces das TICs como fundantes na difusão do conhecimento de
práticas educativas na Bahia. Como sustentação ao objetivo geral, apresentamos os
objetivos específicos: (1) Entender a Academia Baiana de Educação e a difusão do seu
conhecimento; (2) Desenvolver compreensão sobre a educomunicação adequada à
Academia Baiana de Educação; (3) Elaborar solução de educomunicação para o Portal
da ABE e (4) Acompanhar a efetividade da solução de educomunicação proposta para o
Portal. Enfim, a importância social e educativa desta pesquisa revela-se enquanto
possibilidade histórica que poderá contribuir para a difusão e o acesso às pesquisas
científicas que possam servir para orientar práticas educomunicativas. Como resultado
de pesquisa foi possível perceber que o Portal articula estratégias da educomunicação,
por meio da metacomunicação, estruturando o acesso e a difusão das informações.
Tanto a avaliação dos acadêmicos quanto dos avaliadores externos, após a avaliação do
site, expressa que há facilidade e flexibilidade no acesso e na difusão das informações,
além da compatibilidade da interatividade