DMMDC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: HOMERO GOMES DE ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HOMERO GOMES DE ANDRADE
DATA : 16/12/2022
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/ynr-oayh-azw
TÍTULO:

A COMPLEXIDADE DO ‘SER’ E DO ‘FAZER’: ABORDAGENS E DESAFIOS PARA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Educação Científica; Ensino Médio Integrado; Complexidade na Educação; História da Ciência.


PÁGINAS: 198
RESUMO:

A Educação Científica se constitui como uma concepção educacional que entrelaça o Pensamento Complexo, a História da Ciência e a Interdisciplinaridade. Tal entrelaçamento, entre as concepções teóricas, pode resultar em uma abordagem educacional que tenha na Educação Científica o seu pilar. O problema de pesquisa consiste em: Quais os desafios estruturais e as estratégias de abordagem de ensino para a efetivação da Educação Científica no Ensino Médio Integrado (EMI), nos cursos de Informática e Meio Ambiente, do IFBA/Campus Seabra? Desse modo, para atendermos a resolução do problema de pesquisa, estruturamos as nossas ações a partir do objetivo geral que consiste em analisar desafios na estruturação do Ensino Médio Integrado, a partir do Decreto Federal 5.154 e dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs)do EMI, nos cursos de Informática e Meio Ambiente, do IFBA/Campus Seabra, e apresentar estratégias de abordagens para a efetivação da Educação Científica, no EMI, e de modo a compor um percurso analítico da estruturação do EMI a partir do Decreto Federal 5.154/2004, de Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC´s) e dos desafios para a efetivação da Educação Científica. Dos referenciais teóricos acerca da complexidade adotamos as concepções de SER e FAZER para subsidiar nossa metodologia e para entendermos nosso ambiente de pesquisa e as práticas que desenvolvemos dentro desse ambiente. O percurso metodológico que adotamos consistiu na análise documental pertinente ao objeto de estudo, como o Decreto Federal 5.154/2004, os PPCs dos cursos e revisão bibliográfica e associado a abordagem qualitativa, a partir dos referenciais teóricos, que tratam da Complexidade e suas caracterizações, da História das Ciências e suas implicações para a sociedade e da Educação Científica como prática educacional integradora de conhecimentos referencialmente críticos. No campo da Pesquisa Participante adotamos como estratégia a realização de cursos de extensão, minicurso na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e projetos de pesquisa com discentes e docentes com a finalidade de compreender e interagir com os envolvidos no EMI. Os resultados obtidos são as formulações combinatórias entre concepções teóricas e práticas, uma análise aprofundada sobre a Educação Científica para o EMI e a formulação de um modelo de aula com finalidade de integrar o Ser e o Fazer nas práticas complexas da Educação Científica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.542.375-** - MARIA DE FATIMA HANAQUE CAMPOS - UNEB
Interna - ***.854.835-** - MARIA RAIDALVA NERY BARRETO - IFBA
Interna - ***.729.975-** - ANA MARIA FERREIRA MENEZES - UNEB
Externo à Instituição - DANILO ALMEIDA SOUZA - IFBA
Externo à Instituição - MAURO JOSÉ DOS SANTOS - IFSE
Notícia cadastrada em: 12/12/2022 14:24
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