DMMDC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: OSVANILDO DE SOUZA FERREIRA

DISCENTE : OSVANILDO DE SOUZA FERREIRA
DATA : 14/12/2022
LOCAL: VIDEOCONFERENCIA

Gestão da informação sobre evasão na educação superior a distância.

Gestão da Informação. Evasão na Educação Superior a Distância.  Gestão da Educação a Distância.

A presente tese focaliza a questão da evasão na educação superior a distância, trata a informação sobre a evasão na perspectiva da gestão dos dados para finalidade de superação do quadro de abandono dos estudos a distância. A metodologia da pesquisa, tem caráter quali/quanti e bibliográfica. Por ser produto de uma perspectiva autobiográfica, também envolve o gestor de curso superior EAD. Os dados obtidos nas pesquisas documentais e bibliográficas, geraram as condições para produzir um instrumento que se pretende um legado do estudo para o campo da educação a distância. Sua relevância reside no tratamento dispensado ao tema, que tem sido relegado aos números, ao explicitar como a Gestão da Informação sobre a evasão na educação a distância pública é gerida. Questionou-se como a gestão da informação utiliza os indicadores? A produção de dados e estatísticas seria suficiente para que se possa entender o fenômeno da evasão? Qual é o papel da gestão da informação? A originalidade na sistematização dos dados permitiu a construção de indicadores para analisar o fenômeno da evasão. Identificou-se os índices produzidos sobre evasão junto aos órgãos federais, rastreou-se as informações sobre o fenômeno da evasão no ensino superior a distância. O objetivo geral da tese foi utilizar a concepção de gestão da informação e os dados produzidos sobre educação superior pública a distância, para construir instrumento de gestão acadêmica, controle e acompanhamento estudantil e da evasão. Buscou-se confirmar o pressuposto de que, a gestão da informação, fornece elementos para a produção de instrumentos de apoio, controle e acompanhamento estudantil. O pressuposto da investigação embasou a produção de um instrumento de controle e acompanhamento estudantil, que emergiu da investigação: um protocolo para combater a evasão dos estudantes da EaD de nível superior público durante o processo de estudos regulares. A conclusão é provisória, posto que, o instrumento criado, ainda não testado, servirá para ensejar a continuidade dos estudos por parte de novos pesquisadores.

Presidente - 1041925 - MARIA INES CORREA MARQUES
Interno - ***.395.095-** - EDUARDO CHAGAS OLIVEIRA - UEFS