DMMDC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIFUSÃO DO CONHECIMENTO (DMMDC) FACULDADE DE EDUCAÇÃO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANITA DOS REIS DE ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANITA DOS REIS DE ALMEIDA
DATA : 07/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

DIFUSÃO DE CONHECIMENTOS DA ORGANIZAÇÃO DA ESCOLARIDADE EM CICLOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: atuação do (a) coordenador(a) pedagógico(a)


PALAVRAS-CHAVES:

Difusão do Conhecimento; Coordenador (a) Pedagógico (a); Política do Ensino Fundamental; Organização da Escolaridade em Ciclos.


PÁGINAS: 296
RESUMO:

Nesta pesquisa, intitulada Difusão de conhecimentos da organização da escolaridade em ciclos nos anos iniciais do ensino fundamental: atuação do (a) coordenador(a) pedagógico (a), partimos do pressuposto de que o coordenador pedagógico  é sujeito de mediação na difusão de conhecimentos estruturantes à atuação da política de ciclos. Desta forma, objetivamos compreender a atuação do (a) coordenador(a) pedagógico (a) na difusão de conhecimentos que fundamentam a organização da escolaridade em ciclos nos anos iniciais do ensino fundamental na rede municipal de ensino do município de São Sebastião do Passé- BA. A questão central de pesquisa buscou responder: como o (a) coordenador (a) pedagógico (a) atua na difusão de conhecimentos que fundamentam a organização da escolaridade em ciclos nos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de ensino de São Sebastião do Passé- BA? A fim de respondermos a esta indagação, realizamos uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa, abrangendo o período de 2011 a 2019, tendo como base epistemológica a abordagem histórico-cultural. Quanto aos procedimentos, utilizamos o estudo de caso, o qual possibilitou uma análise do contexto e dos processos envolvidos no objeto em estudo, como também as pesquisas bibliográfica, eletrônica, documental e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram coordenadores (as) pedagógicos (as), gestoras escolares e professoras que atuam no ciclo de alfabetização da rede municipal de ensino do município de São Sebastião do Passé- BA. No que se referem às técnicas para recolha de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, a análise documental e o questionário, delineados em consonância com os objetivos da pesquisa e, como alicerce de sustentação para tratamentos dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo, com ênfase nos estudos de Bardin (2011). Assim, os resultados da investigação evidenciaram, conquanto identificadas dificuldades no exercício das atribuições do (a) coordenador (a) pedagógico (a), que este (a) profissional atua como mediador (a) da difusão e construção de conhecimentos que fundamentam a organização da escolaridade  em ciclos, por meio da valorização dos saberes dos sujeitos que produzem o cotidiano da escola, da articulação do trabalho colaborativo, da realização de reuniões com as famílias, da formação docente, dos diálogos contínuos com os membros da comunidade escolar, utilizando diferentes procedimentos como a sessão de estudos, a roda de conversa, a devolutiva dos acompanhamentos pedagógicos realizados no âmbito da sala de aula, o incentivo ao compartilhamento de experiências, a escuta atenta, configurando as interações em espaços “ba físicos e virtuais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 135.729.975-34 - ANA MARIA FERREIRA MENEZES - UNEB
Interno - 560.375.625-04 - HUGO SABA PEREIRA CARDOSO - UNEB
Interna - 241.542.375-00 - MARIA DE FATIMA HANAQUE CAMPOS - UNEB
Externo à Instituição - IVAN LUIZ NOVAES - UNEB
Externo à Instituição - JOSE JACKSON REIS DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 03/10/2022 10:25
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