BLUES E EMANCIPAÇÃO EM ANGELA DAVIS
blues; emancipação; estética; política; subjetividade.
O pensamento de Angela Davis é uma importante fonte para a compreensão dos limites e dos usos da liberdade. Ainda hoje a questão da liberdade enfrenta grandes precedentes na filosofia. A presente dissertação tem como objeto explorar a relação entre o blues e emancipação em Angela Davis, na tentativa de fornecer uma leitura que incorpore, no pensamento filosófico, o uso da música na concepção do conceito e da prática de liberdade. Se propondo a conectar às dimensões políticas e culturais, Davis em Blues Legacies and Black Feminism, elabora um estudo que visa analisar a trajetória das cantoras do blues clássico como contribuinte para a luta por emancipação do povo negro. Assim, a fim de explorar o objeto proposto e compreender as análises feitas por Angela Davis no que concerne o blues e a emancipação, a dissertação será dividia em três capítulos: um dedicado a discutir a relação geral entre arte e política, o segundo a analisar a questão da emancipação e o último à examinar o blues no pensamento da filósofa. Ao fim deste trabalho, espera-se elucidar a hipótese de que o blues se relaciona com a emancipação ao catalisar o processo emancipatório via criação de uma subjetividade autônoma sexual, criativa e consciente da coletividade da luta e do papel importante das mulheres negras, ou seja, que negue a sensibilidade imposta pelo grupo dominante capitalista e escravagista. A partir do blues, uma nova consciência é formada e a emancipação radical passa a ser uma possibilidade real. Assim, trata-se de uma visão que enxergue a música como possibilidade de criar novos sujeitos que serão capazes de promover uma negação consciente e coletiva da realidade estabelecida.