Banca de DEFESA: ALEX NASCIMENTO ANDRADE DOS SANTOS

DISCENTE : ALEX NASCIMENTO ANDRADE DOS SANTOS
DATA : 09/10/2023
LOCAL: PPGF

O suicídio altruísta: O sacrifício por amor puro na filosofia de Schopenhauer

SCHOPENHAUER; SUICÍDIO; ÉTICA; ALTRUÍSMO

O objetivo desta dissertação é analisar a possibilidade de o suicídio altruísta se tratar de um ato virtuoso sob o olhar da filosofia schopenhaueriana. O suicídio é considerado insensato pelo filósofo, que afirma que se trata de uma ação de afirmação da Vontade. Se o ser humano tem a tendência de afirmar a Vontade de maneira egocêntrica e puramente individual, suas atitudes originárias são egoístas. Dado que Schopenhauer considera apenas o suicídio asceta (por inanição), como a única forma de escolher a morte, de fato, com algum valor moral, pois é a própria negação da vontade, a pesquisa tem como objetivo alcançar respostas para algumas indagações, como: seria imoral o caso em que, por um ato de pura compaixão e altruísmo, alguém escolheria morrer em função da sobrevivência de outra pessoa? O filósofo, em Sobre o fundamento da moral, propõe que os atos de compaixão sejam a única fundamentação para uma atitude moral. A compaixão (assim como o ascetismo), é a negação da sua vontade voraz, logo, é essencialmente moral. Poderia ser que, aquele que sacrifica a sua própria vida por outro alguém, esteja agindo compassivamente?

Presidente - 2367419 - JARLEE OLIVEIRA SILVA SALVIANO
Interno - 279388 - KLEVERTON BACELAR SANTANA