Banca de DEFESA: BRENDA ARELLI URBINA BOLAÑOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRENDA ARELLI URBINA BOLAÑOS
DATA : 30/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: On-line
TÍTULO:

 

PERFORMANDO NA BORDA DA CORPA-GUERRA:

Uma série-documental sobre os contrapontos na ferida do trauma


PALAVRAS-CHAVES:

Performance, Trauma, Memória, Corpa, Guerra


PÁGINAS: 124
RESUMO:

Esta dissertação foi inspirada em artistas da cena mexicana, que expressaram como, de forma sutil e cotidiana, são oprimides, silenciades e imobilizades tanto pelos governos neobarrocos, quanto pelo sistema machista e patriarcal que, juntos, intimidam a sociedade com iconografias de terror, deixando uma marca indizível na corporalidade, a que nesta pesquisa é nomeada como "sotaque corporal" que pode ser percebido através da estética e poética das criações artísticas.

Esta pesquisa tem uma abordagem somático-performativa que envolve o entrelaçamento da prática artística com a pesquisa teórica. Tem o objetivo de analisar o trauma causado pela opressão e violência. Fazendo uso do movimento para expressar as memórias da dor, que habitam no silêncio da ferida, mesma que tem o poder de captar imagens que atuam no limite do contraponto: corpa-guerra. Entendendo que corpa é a noção de si com/na Rede da Vida (Lorena CABNAL) e a guerra é a estratégia política que fragmenta a sociedade e seus integrantes. 

O aporte teórico baseia-se em conceitos como trauma (Peter LEVINE e Raquel PASTOR), Pesquisa Somático-Performativa (Ciane FERNANDES), Iconografias do terror e memento mori (Ileana DIÉGUEZ), Corporalidade (Michel BERNARD), performance (Diana TAYLOR, FABIÃO e VILLAR) guerra (FERNÁNDEZ-MONTESINOS) poesía (Audre LORDE), entre outras. Há um destaque para 6 das 32 obras e depoimentos de artistas, que são os de: Alberto CERZ, Azucena VERDÍN, Daniela BUSTAMANTE, Dano RAMÍREZ, Danya TORRES e Raquel ARRIOJEDA.

O estudo começa no México (2017) com a doação de 32 obras plásticas com seus respectivos testemunhos feitos por artistas de cada estado da República Mexicana, e termina no Brasil (2022). Com a realização de materiais criativos que foram produzidos em diversos laboratórios, a partir de explorações com Movimento Autêntico, exercícios de máscara neutra, cartografias, poemas, pensamentos, danças, histórias, músicas e outras manifestações criativas, resultando em imagens, performances e vídeos que dialogam no decorrer da presente escrita.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1220052 - CIANE FERNANDES
Interno - 2091873 - LEONARDO JOSE SEBIANE SERRANO
Externa à Instituição - CLAUDIA FRAGOSO SUSUNAGA
Notícia cadastrada em: 11/08/2022 09:33
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA