Ruínas simbólicas e formas diabólicas sob a criação cênica contemporânea: a insurgência intersubjetiva em processos de encenação performativa
Atos de Vida. Atos de Ficção. Teatros Performativo. Encenação Performativa. Performatividade. Prática Teatral.
Esta dissertação de mestrado visa analisar o fenômeno da Encenação Performativa, fruto evanescente do teatro performativo, associado nos estudos teatrais com o que vem sendo convencionado por Teatros do Real sob a criação cênica contemporânea. Para tanto será proposto um processo de enfoque qualitativo denominado de Estética da Práxis Teatral, um componente que põe em jogo a dialética vertical e procedimentos intraestéticos, primeiro plano e plano de fundo, que auxilia examinar: o contexto social propulsor do surgimento de fenômenos teatrais e o funcionamento de operações poéticasque forjam suas estruturas. À vista disso, objetiva-se aperfeiçoar a noção de Encenação Performativa para um melhor usufruto de processos de encenação que possibilitam o agenciamento de atos de vida, bem como atos de ficção em proposições artísticas que contemplam percursos intersubjetivos e iterativos. Vieses, esses expostos, que contribuem para a instauração do fenômeno, objeto desta pesquisa, em processo de conhecimento constitutivo.