Dramaturgia Encruzilhada: um estudo sobre a relação cena-cidade a partir da criação dramatúrgica do espetáculo Ruína de Anjos
Dramaturgia encruzilhada, Cena e cidade, Teatros do Real, A Outra Companhia de Teatro, Teatro de Grupo.
Esta dissertação apresenta um estudo sobre a relação entre cena e cidade a partir de uma reflexão sobre o processo de criação dramatúrgica do espetáculo “Ruína de Anjos”, do grupo baiano A Outra Companhia de Teatro e a experiência de sua circulação nacional pelo projeto Palco Giratório, do SESC, em 2017. Considerando a cidade como dramaturgia, a obra teatral como um documento e os teatros que articulam o real como experiência, sua construção
teórica ergue-se, especialmente, no diálogo com artistas-pesquisadores envolvidos em práticas cênicas que se dão na rua. A partir da noção de dramaturgia expandida, propõe-se uma Dramaturgia Encruzilhada que negocia camadas, media elementos da cena e da cidade, dialoga com espaços e tempos, articulando-se na fronteira das linguagens, mobilizando saberes, acentuando conflitos e configurando-se como um documento, ainda que efêmero e
inacabado, resultado de uma experiência singular que envolve artistas e públicos.