O ENSINO DE TEATRO NA ESCOLA PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA PERSPECTIVA AFROCÊNTRICA DE EDUCAÇÃO
Perspectiva afrocêntrica. Teatro. Povo Negro. Escola. Educação. Lei 10.639/03.
Esta pesquisa busca examinar uma proposta de ensino de teatro a partir da perspectiva afrocêntrica, conceito definido por Molefi Kete Asante (2009). Foi realizada uma análise da experiência artística com os conteúdos curriculares autorretrato, contos africanos e afro-brasileiros, na disciplina de Teatro do ensino básico da cidade de Salvador em duas escolas da rede municipal, tendo como base a efetivação da Lei 10.639/03. Entre os objetivos, destacam-se: busca pela autoafirmação dos/das educandos/as enquanto sujeitos potentes e ativos/as na sociedade e a valorização da história de um povo que lutou por esta lei que traz a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira durante todo o ano letivo nas escolas. Dentre os/as diversos/as autores/as que dão suporte a dissertação estão Djamila Ribeiro, Carla Akotirene, Kabengele Munanga, Stuart Hall, Paulo Freire, Augusto Boal, Maria Eugênia Milet, Ana Mae Barbosa, Olga Reverbel, entre outros/as. A experiência revelou mudanças de atitudes dos/das educandos/as diante de seus autorretratos, na culminância e na relação com os colegas na escola, evidenciadas até nos questionários respondidos pelo corpo funcional da escola. Resultou também em desdobramento de uma experiência realizada na educação infantil.