A voz desejante- Trilhas e pistas para uma pedagogia da voz
Voz, corpo, respiração, formação do ator, pedagogia teatral
Esta pesquisa delineia uma proposta para uma pedagogia vocal teórico-prática, entrelaçada com a experiência docente e teatral da autora desde sua formação na Faculdade de artes Dulcina de Moraes em Brasília até seu desenvolvimento enquanto preparadora vocal, abrangendo 13 anos de experiências práticas em voz. A voz também é alicerçada com os saberes da dança, da música, da educação somática assim como da filosofia, tecendo o que denominou-se aqui de voz desejante. Diante disso, apresenta-se a criação, o desenvolvimento e análises de práticas realizadas em sala de ensaio ocorridas em 2019 durante o estágio docente ao longo da disciplina Laboratório de Criação da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, assim como oficinas realizadas em parceria com o Teatro Vila Velha entre 2019 a 2022. A hipótese é que devido a multiplicidade e diversidade de linguagens artísticas encontradas na cena contemporânea o ator trabalha nos limites de seu próprio ser, o que exige outros modos de acionamento e de escuta por parte do intérprete, o que implica, por sua vez, em práticas que abranjam criativamente seu corpo físico e sensório.