O MECANISMO DA TELEDRAMATURGIA:
ESPETÁCULO E MITOLOGIAS POLÍTICAS NUMA
SÉRIE BASEADA NA OPERAÇÃO LAVA JATO
Palavras-Chave: Teledramaturgia, O Mecanismo, Mitos Políticos, Espetáculo Político, Lava Jato, José Padilha, Elena Soares
Resumo
O Mecanismo, série televisiva criada por José Padilha e Elena Soarez, distribuída via streaming Netflix, é inspirada livremente em eventos reais e possui como base de sua teledramaturgia o livro Lava Jato: O Juiz Sergio Moro e os Bastidores da Operação que Mudou o Brasil, de Vladimir Netto (2016). Levando-se em consideração que esta teledramaturgia é praticamente produzida em sincronia com os eventos factuais históricos relatados neste livro, o presente trabalho busca verificar a hipótese de que O Mecanismo transpareceu um imaginário de mitos e mitologias políticas, operando na espetacularidade da operação Lava Jato. Para examinar tal suposição é feita uma análise estrutural desta série televisiva revisando conceitos transdisciplinares às artes cênicas, no caso, de espetáculo e da mitologia política. Consequentemente, é feito um estudo das dramatizações ficcionais em paralelo aos eventos factuais da Lava Jato. Esta tese se divide em quatro momentos: no primeiro há a apresentação de dispositivos utilizados nas teledramaturgias a partir principalmente dos autores Pallotini (1988, 2012) e Comparato (2018), além de uma revisão teórica dos conceitos de roman à thèse de Suleiman (1993), gênero narrativo d’O Mecanismo. No segundo momento, a partir de uma revisão de diversos pensadores como Schwartzenberg (1977), Debord (1997), Rubin (2004), Marfuz (2017), dentre outros, é feita uma leitura da possibilidade de dramatizações do espetáculo político, principalmente em relação à principal inspiração da série em questão: o livro de Vladimir Netto e a própria operação Lava Jato. Num terceiro momento, é examinado o conceito de mitologia política focando-se, dentre outros autores, na categorização utilizadas por Raoul Girardet (1987): do Conspirador, da Idade de Ouro, da Unidade e do Salvador, demonstrando a mitológica imagem do legislador Sólon na base da série televisiva em questão. Por fim, é desenvolvida a análise do arco central da dramaturgia, de suas ramificações e de seu clímax da primeira temporada, evidenciando que a principal imagem mitológica junto a’O Mecanismo é a da Conspiração, o que também transparece na manifestação política dos seus criadores na jornada de aprendizado da personagem principal Ruffo, além de demonstrar a complexa relação da obra na transposição dos eventos ficcionais em direção ao universo factual da Lava Jato.