Ruínas simbólicas e formas diabólicas na criação teatral contemporânea
Atos de Vida. Atos de Ficção. Teatros do Real. Encenação Performativa. Teatralidade. Performatividade.
Esta dissertação de mestrado tem por objetivo analisar o fenômeno da Encenação Performativa, fruto teatral evanescente, objeto da criação teatral contemporânea e do que vem sendo convencionado por Teatros do Real. Para tanto será exposto um panorama denominado de Estética da Práxis Teatral, que opera através de duas perspectivas em dialética, primeiro e segundo plano, onde se propõe analisar a condição social do momento histórico propulsor do surgimento dessa operação e o funcionamento da poética do real, expondo e revisando assim suas características. Através de uma proposição metafórica das Ruínas Simbólicas e das Formas Diabólicas será exposto como um teatro dramático de finas construções sígnicas vem sendo fissurado por um teatro performativo, onde o processo criativo dos agentes está conectado à ação pragmática da presença num agir da práxis vital e política, antes de uma construção fechada de sentido aos moldes da representação clássica, numa abertura assim para a estética da recepção. À vista disso, o ponto central desta é identificar a Encenação Performativa, através de um trajeto singular qualitativo interdisciplinar, pós-positivista, numa estrutura autonarrativa que agencia atos de vida, bem como atos de ficção rumo à formatividade, através da construção do conhecimento e práticas de proposições artísticas.