Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTIANE PETERSEN DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISTIANE PETERSEN DA SILVA
DATA : 16/03/2022
HORA: 17:30
LOCAL: Realização via videoconferência em razão da pandemia de COVID-19.
TÍTULO:

CULTURAS POPULARES NA REDE DE ENSINO MUNICIPAL NA CIDADE DE SALVADOR, BAHIA


PALAVRAS-CHAVES:
Culturas Populares, Educação, Teatro

PÁGINAS: 200
RESUMO:

Esta tese tem por objeto propor o ensino da disciplina “Culturas Populares” para o Curso
Técnico de Teatro do Centro Estadual de Educação Profissional Isaías Alves (ICEIA) na
Rede Estadual de Ensino na cidade de Salvador, Bahia numa perspectiva de mudança
curricular para o referido curso. Traça um panorama histórico-social-educacional sobre a
Arte-Educação na atualidade trazendo reflexões sobre o percurso histórico do ensino das
Artes no contexto educacional brasileiro, desde a colonização até os dias atuais. Perpassando
por estudos, ideias, pesquisadores, teóricos, arte-educadores, as tendências atuais no teatro-
educação, a formação dos professores de Artes, as propostas e atualizações dos Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN’S), da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDBEN) até as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), possibilitando
desta forma o entendimento da realidade atual. Trata-se também do ensino do Teatro e das
Culturas Populares na Rede Estadual de Ensino, analisando as experiências muitas vezes
desafiadoras enfrentadas pelos professores. Traz também explicações sobre a grade curricular
de outros cursos profissionalizantes oferecidos pelo Colégio ICEIA, inclusive do Curso
Técnico de Teatro e como se dá a sua estrutura interna como o estágio curricular do referido
curso. Além disso, analisa conceitos de Cultura, Cultura Popular, Cultura de Massa, Cultura
de Elite, Folclore e Identidade Cultural e de como esses conceitos podem trazer contribuições
significativas para os alunos, para a escola e para a proposta da disciplina “Culturas
Populares”. Através dos temas “Multiculturalidade”/”Interculturalidade” possibilita análises
sob a visão de autores e pesquisadores contemporâneos, seus conceitos e características
comuns na busca de uma educação igualitária e inclusiva. Como tema central e objeto de
análises e debates a “Proposta Curricular Teatral e Pedagógica” sobre a disciplina “Culturas
Populares” apresenta como sugestão exequível um Plano de Ensino voltado para uma
educação popular. Por fim, a tese descreve a experiência prática e pedagógica dos alunos que
culminou na mostra cênica a qual foi toda realizada e trabalhada de modo virtual, trazendo
para o centro das discussões um novo modelo de ensino do Teatro, durante a pandemia do
COVID 19. Objetivou-se trabalhar com as Culturas Populares, proporcionando aos alunos
experimentações teóricas e práticas e afirmando a importância e a contribuição cultural,
artística e teatral de uma disciplina dessa natureza que trate das Culturas Populares para o
Curso Técnico de Teatro do ICEIA e também para o âmbito escolar.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1819704 - DANIELA MARIA AMOROSO
Interna - 1221416 - ELIENE BENICIO AMANCIO COSTA
Externa à Instituição - NADIR NOBREGA OLIVEIRA - UFAL
Externo ao Programa - 1150057 - PEDRO RODOLPHO JUNGERS ABIB
Presidente - 054.400.335-72 - SUZANA MARIA COELHO MARTINS - UFBA
Notícia cadastrada em: 22/02/2022 11:16
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