A ENCENAÇÃO DE O SOM DOS PASSOS: MEMÓRIAS E PROCESSOS CRIATIVOS EM FOOTFALLS, DE SAMUEL BECKETT
Palavras-chave: Encenação. Memória. Processo criativo. Samuel Beckett.
A pesquisa consiste em uma abordagem sobre encenação no teatro de Beckett, na qual são evidenciados a memória como tema transversal e o seu processo criativo. Tal estudo se concentra na criação da peça Footfalls e nas encenações feitas por Beckett, mas sobretudo no conjunto de reflexões sobre o processo criativo da montagem de O som dos passos (tradução de Footfalls) ressaltando o princípio da memória como fio condutor. Apresenta-se: um breve panorama sobre as principais características da obra beckettiana; uma gênese do processo criativo de Footfalls, cujo texto é examinado parte a parte com o auxílio de outros escritos sobre a peça; e as transformações textuais decorrentes das reconfigurações constantes nas três encenações realizadas por Beckett. A abordagem sobre o processo criativo do autor-diretor revela o princípio poético dominante nos registros da montagem e da concepção de Footfalls, salientando suas memórias e imagens, seus depoimentos e documentos. São destacadas as memórias contidas nos cadernos de direção do autor irlandês, apontadas as aproximações e os afastamentos entre as montagens, a condução da interpretação e dos elementos da visualidade da cena, além dos olhares que iluminaram o texto estudado. Por fim, o estudo dedica-se à encenação de O som dos passos, trazendo considerações sobre o trajeto criativo que reúnem as tessituras deixadas pela peça. As memórias afetivas dos artistas envolvidos fazem parte das ponderações que procuram resgatar os passos e os rastros dessa montagem.