A ARTE DE AFIRMAR O MOVIMENTO: GUIA DE ENSINO DE TEATRO NEGRO
Teatro -Negro, Teatro Educação, Ensino- aprendizagem, Educação Antirracista.
A pesquisa tem enquanto objetivo a proposição e aplicação de uma proposta didático metodológica de ensino-aprendizagem de teatro, na perspectiva do teatro negro orientado para o ensino superior. Para tanto, pretende-se elaborar um conjunto de jogos, Guia Faraimorá, inspirados em gestos (Movimentos Ancestrais de Orixás), em gestos dos participantes, e gestos (Movimentos icônicos do Movimento Negro), além de três simbologias africanas, (A árvore do esquecimento/ as portas do não retorno/ e o Cosmograma Bakongo). A proposta é dirigida a discentes da licenciatura, no sentido de oferecer material apropriado para apoio no desenvolvimento do ensino do Teatro. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva e reflexiva, com abordagem teórica e prática, o que implica a elaboração de material, essa pesquisa vem juntar-se a outras produções acadêmicas de natureza antirracista, nesse caso, nas Artes Cênicas, campo no qual observa-se uma grande lacuna na produção de práticas cênicas educativas que tragam a cosmovisão e a perspectiva da existência negra. A fundamentação teórica das reflexões aqui trazidas está embasada em:Leda Maria Martins (1995) Naranjo (2012) Munanga (2006), Evani Tavares Lima (2002), (2010), (2016), Nilma Lino Gomes (2017),Sandra Haydée Petit (2015), Inaicyra Falcão dos Santos (2015) Beatriz Nascimento (1987), Abdias do Nascimento (1980) dentre outros.