Banca de DEFESA: ÍRIS BARBOSA FARIA ALMEIDA VEGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ÍRIS BARBOSA FARIA ALMEIDA VEGA
DATA : 30/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: AMBIENTE VIRTUAL - PLATAFORMA A DECIDIR
TÍTULO:

EU TENHO QUE ESTAR ONDE EU QUERO ESTAR: REFLEXÕES DE GÊNERO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MULHERES EM CRIAÇÕES DRAMATÚRGICAS E MONTAGENS CÊNICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Teatro feminista, mulheres no teatro, Teste de Bechdel-Wallace.


PÁGINAS: 129
RESUMO:

Este trabalho propõe discussões referentes às presenças de personagens mulheres e das mulheres nas criações de textos teatrais a partir de questionamentos de gênero embasados em perspectivas feministas. Ao longo do trabalho é discutida a seguinte questão: Como configurar estratégias de análise para peças teatrais e montagens cênicas que proponham a discusssão e desconstrução de questões de gênero enquanto categoria de análise, considerando-se especialmente o modo como as mulheres são representadas artisticamente? Para tanto, são expostas pesquisas que apresentam desigualde de gênero em diferentes linguagens artísticas, notadamente nas artes visuais e no cinema e, em outros países, também no teatro. Em seguida, é introduzido um breve estado da arte referente às produções acadêmicas de pesquisadoras brasileiras que, nas artes cênicas, abordam as questões de gênero, assim como são apresentas algumas obras artísticas e grupos teatrais que exploram essas temáticas na cidade de Salvador. Tendo em vista desenvolver critérios de análise para os espetáculos teatrais, é contextualizado e discutido o Teste de Bechdel-Wallace, que inspirou aa criação do exercício-teste Faria-Vega. O Teste Faria-Vega consiste na proposição de um instrumento de análise com caráter de jogo a ser aplicado em textos dramatúrgicos e espetáculos teatrais, tendo em vista contribuir para as discussões de gênero no teatro. O teste é aplicado nos textos dramatúrgicos Casa de Bonecas, As Velhas, Noivas, A Mulher Como Campo de Batalha e em três espetáculos selecionados, A Primeira Vista, Ânsia e Refazendo Salomé. As conclusões desse trabalho expõem ferramentas presentes nas epistemologias teatrais como dispositivos de desconstrução de dicotomias presentes nos paradigmas de gênero, apontando a importância da presença de mulheres e da atenção para o modo como estão as personagens mulheres estão representadas em cena.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 4215417 - GEORGE MASCARENHAS DE OLIVEIRA
Interna - 1348097 - ANTONIA PEREIRA BEZERRA
Externa à Instituição - SILVIA PATRICIA FAGUNDES - UFRGS
Notícia cadastrada em: 17/11/2021 10:05
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