Banca de DEFESA: DEBORA CRISTINA PAES LANDIM DE ALMEIDA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEBORA CRISTINA PAES LANDIM DE ALMEIDA RODRIGUES
DATA : 28/10/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma Virtual
TÍTULO:

AGORA EU ERA, AGORA EU SOU: POÉTICA DE ENCENAÇÃO COM CRIANÇAS PERFORMADORAS

 


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Teatro Infantojuvenil; Processos artístico-educativos; Imaginação; Pedagogia de Encenação; Emancipação; Jogo.


PÁGINAS: 270
RESUMO:

RESUMO

“Agora Eu Era, Agora Eu Sou: Poética de encenação com crianças performadoras” é um estudo interdisciplinar e multirreferencial realizado em diferentes níveis de investigação se concentra nos esforços em compreender, revelar, ressignificar e investigar, pela via poético-reflexiva, procedimentos e princípios geradores da criação; aqueles que, em especial, a partir da experiência do vivido, mostram-se importantes no fazer teatro com e para crianças, atividade que a pesquisadora-educadora-artista desenvolve em um trajeto de 25 anos:1995 a 2020. Nesse sentido, a tese adquire característica de pesquisa participativa, com a pesquisadora inserida no campo de seu objeto de investigação. No traçar da poética de encenação proposta, traz como objetivos específicos a elaboração de acepções sobre os sujeitos-crianças nas dimensões psico-bio-físico-cultural; sobre a arte e a imaginação; e apresenta e investiga processos de criação cênica com e para crianças. São analisados os espaços-territórios da experiência poética que, em circunstâncias diferenciadas, constituíram o itinerário metodológico, a saber: O Teatro Vila Velha; o Centro Educacional pela Arte Hora da Criança; o Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte Cultura e Comunicação; e a Companhia Novos Novos, objeto poético da pesquisa na investigação dos processos criativos cênicos com crianças no palco e na plateia. A abordagem metodológica inspira-se na pedagogia poética da artista-educadora-pesquisadora Sonia Rangel. A expressão teórico-filosófica é tecida a partir do pensamento de Gaston Bachelard, por meio da sua fenomenologia da imaginação poética; da fenomenologia de Merleau-Ponty e suas impressões sobre a singularidade da criança; da experiência do vivido na propositiva de Jorge Larrosa; do teatro-jogo como prática contemporânea alinhada aos posicionamentos de Ryngaert e Peter Slade; do pensar-criar-sentir da arte como experiência de John Dewey; da fundamentação artístico-educativa como princípio ético-político-social da artista-educadora Beth Rangel; da investigação de uma pedagogia performativa à concepção dos estudos de Josette Féral e Richard Schechner. No trajeto criativo cênico são apresentados três princípios dominantes para a poética de encenação aqui investigada e proposta: O Esperançar-Brincar, a Imaginação-Poética e o Encontro-Experiência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1223119 - LUIZ CESAR ALVES MARFUZ
Interno - 2168348 - PAULO HENRIQUE CORREIA ALCANTARA
Interna - 286099 - SONIA LUCIA RANGEL
Externa ao Programa - 285693 - ANA ELISABETH SIMOES BRANDAO
Externa à Instituição - RENATA PITOMBO CIDREIRA - UFRB
Notícia cadastrada em: 21/10/2021 09:28
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